Comissão começa a votar destaques ao PPA



A Comissão Mista de Orçamento começa a analisar, nesta terça-feira (5), os 373 destaques apresentados ao projeto do Plano Plurianual 2004-2007, que vai orientar os investimentos públicos ao longo dos três próximos anos. Uma vez concluída a votação dos destaques, a proposta será apreciada pelo Congresso Nacional, em sessão conjunta.

Na última quinta-feira (1º), a comissão acolheu, ressalvados os destaques, o parecer elaborado pelo segundo relator da matéria, senador Sibá Machado (PT-AC), que manteve a meta de superávit fiscal equivalente a 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O relator anterior, Roberto Saturnino (PT-RJ), havia previsto no parecer inicial - rejeitado pela comissão - uma redução paulatina do superávit, até chegar a 3,25% do PIB em 2007.

A votação do parecer de Sibá ocorreu um mês depois de sua apresentação aos integrantes da CMO. Durante várias semanas, a base governista tentou, sem sucesso, submeter o texto a votação, mas esbarrava na obstrução promovida pela oposição. Na quinta-feira, os oposicionistas ainda tentaram manter a obstrução, mas os parlamentares governistas garantiram o quorum para a aprovação do parecer.

Ao anunciar em Plenário a aprovação do texto básico pela comissão, ainda na quinta-feira, Sibá Machado ressaltou que seu parecer abre a possibilidade de o governo obter, junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), apoio a um novo método de cálculo do superávit primário, de forma a permitir maiores investimentos em infra-estrutura. Ele recordou ainda que o PPA prevê crescimento de 5,5% da economia em 2007.



05/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ começa a votar destaques à reforma do Judiciário e pode votar outros 14 itens

Começa reunião da CMO para votar destaques ao relatório do projeto de Orçamento de 2008

Comissão do Orçamento pode votar destaques ao PPA

Comissão do Orçamento pode votar destaques ao PPA

Comissão aprova proposta de Orçamento para 2014; falta votar destaques

Comissão começa a votar projeto da LDO no dia 3