Comissão de Educação analisa criação de agência de apoio à indústria



A Comissão de Educação (CE) analisa proposta de criação de mais uma entidade nos moldes do "Sistema S", do qual já fazem parte o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Social da Indústria (Sesi). De iniciativa do Poder Executivo, projeto de lei da Câmara (PLC 48/04) prevê a criação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na condição de serviço social autônomo. A matéria deverá se discutida pela CE na próxima terça-feira (7), a partir das 11h.

A idéia do governo federal, expressa na exposição de motivos do projeto, é dispor "de um instrumento ágil, competente e capaz de executar uma política industrial que coloque o país, em definitivo, no caminho do desenvolvimento industrial". A ABDI serviria de ponte entre o poder público e o setor privado na execução dessa política, sendo composto por uma diretoria executiva, um conselho deliberativo e um conselho fiscal. O projeto tem voto favorável da relatoria.

Também com voto favorável da relatoria, será examinado o projeto de lei do Senado (PLS 215/03) que reserva 30% das vagas de universidades públicas para alunos com renda familiar inferior a cinco salários mínimos. Para ter direito à vaga, entretanto, o candidato com esse perfil deverá ter sido aprovado no processo seletivo adotado pela instituição. Essa exigência tem o objetivo de preservar o critério de mérito para ingresso no ensino superior, conforme determina a Constituição Federal.

Proposta de proibição de empresas fabricantes de cigarros ou similares patrocinarem iniciativas ligadas ao esporte ou à cultura também deverá passar pelo crivo da CE na próxima semana. Esse é o objetivo do projeto (PLS 333/03) que recebeu parecer favorável do senador João Capiberibe (PSB-AP). De acordo com justificação do autor, o senador Magno Malta (PL-ES), "um estilo de vida saudável, que o Estado deve incentivar, é incompatível com o consumo de tabaco".

A pauta da CE inclui ainda projeto de lei da Câmara (PLC 74/04) que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e aviso do Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhando relatório anual de acompanhamento da aplicação dos recursos repassados ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) entre agosto de 2001 e dezembro de 2002. O relator desta matéria, senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), recomendou o envio do processo à Comissão de Fiscalização e Controle (CFC).



03/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Educação analisa criação do Programa Nacional de Apoio à Infância

Comissão analisa criação de cargos no Ministério da Educação

Presidenta aprova criação da agência de apoio ao agricultor familiar

Educação autoriza criação de Agência para avaliação escolar

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ANALISA PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Comissão analisa criação de Ministério da Amazônia