Comissão de Educação analisa substitutivo que atualiza legislação sobre tráfico de drogas
A matéria tramita em conjunto com o projeto do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), sobre o qual o relator emitiu parecer pela rejeição. O substitutivo de Ricardo Santos regula as operações e ações relacionadas aos produtos, substâncias ou drogas ilícitas que causem dependências física ou psíquica. Também trata da prevenção, erradicação e tratamento dos dependentes e usuários, além de tipificar os crimes e as respectivas penas atribuídas aos infratores.
Em seu relatório, Ricardo Santos explica que o substitutivo é resultado dos esforços de vários especialistas e interessados no assunto. Entre outros que contribuíram, ele cita o deputado Elias Murad (PSDB-MG), os senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Artur da Távola (PSDB-RJ) e Lúcio Alcântara, além de entidades como o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas.
Outra matéria incluída na pauta da Comissão de Educação é o parecer do senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) favorável ao projeto do deputado Cunha Bueno (PPB-SP) que obriga os novos aparelhos de televisão fabricados no Brasil a conterem dispositivo eletrônico que possibilite ao usuário bloquear a recepção de programas transmitidos pelas emissoras.
O projeto de Cunha Bueno também proíbe a comercialização de aparelhos de TV importados que não disponham do dispositivo bloqueador. Segundo o deputado autor da matéria, a proposta procura possibilitar ao telespectador um mecanismo de defesa contra programações exibidas pelas redes de televisão, inclusive a cabo, consideradas por ele inadequadas.
05/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTE PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS
PLENÁRIO ANALISA ACORDO SOBRE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTE PROJETO DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS EM AGOSTO
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTE PROJETO DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS EM AGOSTO
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTE PROJETO DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS EM AGOSTO
Comissão de Educação vai examinar em agosto projeto que trata do combate ao tráfico de drogas