Comissão de Educação vai examinar em agosto projeto que trata do combate ao tráfico de drogas



A Comissão de Educação (CE) vai empenhar-se para, logo nas primeiras semanas de agosto, aprovar um projeto que o seu presidente, senador Ricardo Santos (PSDB-ES), considera prioritário: o que trata da prevenção, tratamento, controle e combate ao tráfico de drogas. Para Ricardo Santos, relator da matéria na CE, não se pode mais simplesmente aplicar a pena de privação de liberdade a todos que os consomem drogas, "sem analisar melhor as razões desse consumo e sem estabelecer políticas consistentes para conter o tráfico".

Tão logo a CE reinicie suas atividades, está prevista também a realização de cinco audiências públicas com os seguintes ministros: Pirnenta da Veiga (Comunicações), Carlos Melles (Esporte e Turismo), Paulo Renato Souza (Educação), Ronaldo Sardenberg (Ciência e Tecnologia) e Francisco Weffort (Cultura). Eles comparecerão à comissão para tratar das diretrizes e programas considerados prioritários em suas respectivas pastas para o próximo ano.

A CE concluiu os trabalhos do primeiro semestre com um saldo positivo, conforme avaliação de Ricardo Santos. Ele destacou a aprovação de várias matérias consideradas importantes para a população, como o projeto que instituiu o Programa Nacional de Apoio à Infância. (Pronai). Esse projeto tem por objetivo garantir a alimentação de gestantes e de crianças até sete anos de idade.

Outro projeto aprovado pela Comissão de Educação e que foi destacado pelo senador é o que incluiu a matéria de informática nos currículos das escolas de 1º e 2º graus de todo o país. Ricardo Santos também aplaudiu a aprovação de parecer ao projeto que torna obrigatória a inclusão da disciplina Educação Física em todos os currículos da educação básica. Para o relator da matéria, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), o projeto tem por finalidade valorizar o esporte e preservar a saúde dos alunos, com o devido acompanhamento educacional.

No decorrer do primeiro semestre, a Comissão de Educação também aprovou projeto que instituiu o Prêmio João Calmon, a ser conferido pelo Senado Federal ao prefeito que garantir a manutenção das crianças na escola. O objetivo do projeto é atender a famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo. João Calmon, já falecido, foi urn dos senadores que mais lutaram pela educação brasileira.

- A Comissão de Educação executou, neste primeiro semestre, um trabalho extremamente profícuo - afirmou Ricardo Santos, ao informar ainda que a CE aprovou nada menos do que 135 solicitações de renovação de concessões e de autorização para funcionamento de emissoras de rádio (AM e FM) e de televisão.

18/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTE PROJETO DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS EM AGOSTO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTE PROJETO DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS EM AGOSTO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTE PROJETO DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS EM AGOSTO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTE PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS

Comissão de Educação analisa substitutivo que atualiza legislação sobre tráfico de drogas

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEVE EXAMINAR PROJETO SOBRE LÍNGUA ESPANHOLA