COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APRECIA MUDANÇA NA LEGISLAÇÃO SOBRE ESTÁGIOS



Em reunião extraordinária convocada para a próxima terça-feira (dia 20), às 11h30, a Comissão de Educação apreciará, em decisão terminativa, parecer favorável do senador Antero de Barros (PSDB-MT) a projeto de lei do senador Ademir Andrade (PSB-PA) que modifica a legislação vigente relativa a estágios de estudantes de ensino superior, especial e profissionalizante. Dado que muitas empresas têm recorrido ao estágio como forma de contratar mão-de-obra qualificada e barata, o objetivo do senador com a proposta é garantir a prevalência do caráter educacional do estágio e assegurar condições de proteção aos estagiários.
Assim, pelo projeto de Ademir Andrade, os estágios devem ser organizados em função de currículos, programas e calendários escolares, de modo a propiciarem complementação do ensino e da aprendizagem. Quanto às condições de proteção aos estagiários, a proposta prevê remuneração não inferior a um salário mínimo, 30 dias de férias remuneradas após 12 meses de estágio, seguro contra acidente de trabalho e, a pedido do estagiário, dispensa durante o período de provas e exames. Os estágios deverão ter duração máxima de dois anos.
A pauta de votações inclui também dois projetos de autoria do senador Romero Jucá (PFL-RR) que receberam pareceres favoráveis do relator, senador Luiz Estevão (PMDB-DF). Um deles propõe que a ponte sobre o rio Branco, na BR-174, em Caracaraí (RR), seja denominada Ponte Vieira de Sales Guerra; o outro refere-se a trecho da BR-401, em Roraima, a que o senador propõe denominar Rodovia Sylvio Lofêgo Botelho.
Oito projetos de decreto legislativo com pareceres favoráveis serão ainda apreciados pela comissão, para assegurar o funcionamento das seguintes emissoras de rádio: Brasil Amazônia, de Redenção (PA); Rádio Clube de Rondonópolis (MT); Rádio Morada do Sol, de Araraquara (SP); Ibirá Radiodifusão, de Ibirá (SP); Fundação Bom Jesus, de Pindamonhangaba (SP); Sistema de Comunicações Patrocínio Paulista (SP); Sociedade Patense de Radiodifusão, de Patos de Minas (MG); e Rádio Novo Horizonte, de Ibateguara (AL).
Outro projeto de decreto legislativo constante da pauta renova a concessão da TV Globo de Juiz de Fora (MG), que recebeu parecer favorável do senador Francelino Pereira (PFL-MG).

19/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APRECIA MUDANÇA NA LEGISLAÇÃO SOBRE ESTÁGIOS

Comissão de Educação analisa substitutivo que atualiza legislação sobre tráfico de drogas

Comissão de Educação quer explicações sobre carteiras estudantis e anuncia medidas para alterar legislação

Comissão de Educação vai votar novas regras para estágios

Comissão de Educação vai votar novas regras para estágios

Comissão mista buscará adequar legislação à mudança na Defensoria Pública do DF