Comissão de Infra-Estrutura decide sobre horário de verão em GO, TO e DF



A Comissão de Infra-Estrutura (CI) delibera na próxima quarta-feira (30) sobre projeto do senador Maguito Vilela (PMDB-GO) que veda a implantação do horário de verão nos estados de Goiás e Tocantins e no Distrito Federal. O autor do projeto alega que, embora o horário de verão dê resultado em países mais distantes do Equador, sua aplicação em países tropicais tem poucos resultados práticos.

Maguito Vilela afirma que, ao contrário do que se verifica nas grandes latitudes, nos trópicos a duração dos dias e das noites é praticamente a mesma ao longo do ano inteiro. Assim, não havendo suficiente excesso de claridade nas regiões sub-equatoriais durante o verão, não há resultado significativo nessa economia.

Ele sustenta que, exceto o Brasil, nenhum país sub-equatorial adota o horário de verão. Referindo-se particularmente ao Distrito Federal, disse que há uma hora a mais de sol somente no período de 30 de novembro a 9 de janeiro, período curto demais para justificar os transtornos sofridos por grande contingente de trabalhadores.

Lembrando que esses trabalhadores têm que sair para o trabalho quando ainda está escuro, arriscando a própria segurança, Maguito sustentou que, se o horário de verão não for implantado em Goiás, Tocantins e Distrito Federal, a repercussão disso na crise energética será insignificante.

Relator da matéria na CI, o senador Mauro Miranda (PMDB-GO) reconhece que a proposta evita uma série de transtornos para a classe trabalhadora, por isso é favorável à sua aprovação.

Na mesma reunião, a CI vota projeto criando adicional tarifário de 1%, a incidir sobre o valor da tarifa de todos os bilhetes de viagens aéreas por linhas regulares domésticas não suplementadas. Os recursos arrecadados seriam aplicados, exclusivamente, na suplementação tarifária de linhas aéreas regionais de passageiros que operam dentro da Amazônia Legal.

26/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Infra-Estrutura decide sobre horário de verão

Infra-Estrutura discute fim do horário de verão para Goiás, Tocantins e DF

COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DECIDE SOBRE AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR CISÃO DE FURNAS

COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DECIDE SOBRE AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR CISÃO DE FURNAS

Infra-Estrutura decide sobre audiência pública

Infra-Estrutura decide sobre audiência pública para avaliar hidrelétrica de Aimorés