Comissão de Infraestrutura vai debater obras da Transnordestina



A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta quarta-feira (21) requerimento para audiência destinada a debater os custos e os atrasos na construção da ferrovia Transnordestina. No pedido, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) observa que a obra tinha entrega inicialmente prevista para 2010. Com os adiamentos, a data agora é 2015.

VEJA MAIS

Quanto aos custos, o senador disse que os valores praticamente duplicaram em relação ao orçamento original, com correção mais recente para R$ 7,5 bilhões. De acordo com Vital, a revisão do orçamento e dos prazos foi objeto de acordo firmado este ano entre o governo federal e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que detém o direito de operar a ferrovia, com traçado que vai do Piauí e se prolonga por 1.728 quilômetros, até alcançar os portos de Pecém (CE) e Suape (PE).

Serão convidados para a audiência, em data a ser ainda definida, o ministro dos Transportes, César Borges; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), José Luiz Macedo Bastos; e o presidente da CSN, Benjamin Steinbruch.

No dia, a comissão aprovou ainda requerimento do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) para audiência na capital de seu estado, Porto Velho, a fim de debater a logística de transporte de Rondônia, considerando os diversos modais de transportes e sua configuração dentro do Sistema Nacional de Viação.

Além do ministro dos Transportes, César Borges, devem ser ainda convidados os titulares das pastas ministeriais da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; da Secretaria dos Portos, José Leônidas de Menezes Cristino; e da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco. Também devem ser chamados os dirigentes dos órgãos federais da área, além de empresários que comandam as principais entidades representativas do setor produtivo, da esfera nacional e estadual.



21/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão vai debater explorações do petróleo e obras de infraestrutura

Transnordestina recebe mais de R$ 600 milhões para obras de infraestrutura

Comissão de Infraestrutura vai debater a Política Nacional de Recursos Hídricos

Comissão pede explicações do TCU sobre paralisação de obras de infraestrutura

Licenciamento ambiental das obras do PAC será debatido pela Comissão de Infraestrutura

WILSON PEDE REINÍCIO DAS OBRAS DA TRANSNORDESTINA