Comissão de Juristas está perto de finalizar anteprojeto do CPC



A comissão de juristas nomeada pelo Senado para elaborar anteprojeto de novo Código de Processo Civil realizou mais uma reunião nesta quarta-feira (28), quando foram discutidos os detalhes da "resolução de demandas repetitivas". O instituto transforma em uma única ação coletiva processos individuais semelhantes, para acelerar o trabalho da Justiça. Assim, sempre que uma nova ação surgir sobre algum assunto já decidido por incidente de coletivização, a decisão já produzida será automaticamente aplicada, sem a necessidade de tramitar novamente pela Justiça.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Fux, presidente da Comissão de Juristas, foi informado pelo presidente do Senado, José Sarney, que a pauta da Casa deverá ficar tomada, nas próximas semanas, pelas discussões dos projetos relativos ao pré-sal. Assim, a comissão de juristas terá o mês de maio para continuar o seu trabalho, que já se encontra na fase final.

O próximo passo deve ser a análise das iniciativas de alteração do CPC em tramitação nas duas Casas do Congresso (68 no Senado e 106 na Câmara). Depois disso, será feita a revisão geral do texto do anteprojeto. A expectativa é que o trabalho esteja concluído nos primeiros dias de junho.

A comissão de juristas volta a se reunir nos dias 10 e 11 de maio, em Brasília.



28/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de juristas entrega anteprojeto do Código do Consumidor

Comissão de Juristas entrega anteprojeto do novo Código Penal

Comissão de juristas apresenta anteprojeto do novo Código Comercial

Comissão de Juristas tem prazo ampliado para concluir anteprojeto de CPP

Comissão de juristas discute anteprojeto de novo Código de Processo Penal

Comissão de Juristas que elabora anteprojeto do CPC realiza última audiência publica