Comissão de Juristas que elabora anteprojeto do CPC realiza última audiência publica
A Comissão de Juristas instituída pelo Senado para apresentar um anteprojeto de Código de Processo Civil (CPC) realizou nesta sexta-feira (16), em Curitiba, a última audiência pública para recolher sugestões dos profissionais do Direito. A relatora da comissão, Teresa Wambier, disse que o texto proposto pelos juristas "não será uma ruptura, mas uma evolução, um passo além em relação à normativa atual". Os principais parâmetros, segundo ela, serão a coerência entre as normas processuais, a simplificação do processo e "a resolução dos problemas concretos de forma pragmática".
A audiência foi acompanhada pelo senador Flavio Arns (PSDB-PR), que frisou a importância das garantias constitucionais de acesso universal a uma Justiça rápida. Os trabalhos da comissão receberam elogios do procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio Sottomaior, para quem a mudança da lei processual civil é importante, tendo vista que o atual CPC data de 1973, quando o Brasil vivia uma ditadura.
De acordo com a assessoria da comissão, os juristas voltam a se reunir em Brasília, na próxima quarta-feira (21), dando continuidade aos trabalhos de redação. As discussões poderão prosseguir, ainda segundo a assessoria, mesmo após a entrega do texto ao Senado, como forma de assegurar o trabalho democrático da comissão.
16/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPC: Comissão de Juristas realiza quarta audiência pública
CMO realiza última audiência pública para discutir Orçamento 2008 e PPA
Comissão realiza última audiência para debater terras-raras
Defensores Públicos querem ingressar na comissão que elabora anteprojeto de Código de Processo Penal
Medidas cautelares e provas serão discutidas por comissão que elabora anteprojeto de Código de Processo Penal
Comissão externa que elabora anteprojeto de Código de Processo Penal defende restrição de prisão preventiva