Comissão de Justiça vota redução de pena para preso estudante



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve examinar em caráter terminativo, nesta quarta-feira (24), a partir das 10h, projeto do senador Maguito Vilela (PMDB-GO) que altera a Lei de Execução Penal para possibilitar a redução progressiva da pena do preso estudante. A aprovação da matéria foi recomendada pelo relator, senador Sebastião Rocha (PDT-AP), que encara a medida como um fator de estímulo à recuperação e à reinserção do apenado no convívio social.

Após a discussão do parecer da relatoria, na semana passada, a votação do projeto foi adiada por um pedido de vista do senador José Eduardo Dutra (PT-SE). O senador petista levantou dúvidas sobre o risco de o benefício ser estendido aos condenados pela prática de crime hediondo. Para ter acesso à remição da pena por estudo, o preso precisa comprovar matrícula e efetivo aproveitamento em estabelecimento de ensino regular ou profissionalizante, podendo converter um dia de pena por dois dias de estudo.

Pedido de vista do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) também adiou a votação de proposta de emenda à Constituição (PEC) de autoria de Maguito Vilela que prevê a incorporação e a transferência das atribuições dos tribunais e conselhos de contas municipais para os tribunais de contas dos estados. Das 27 unidades federativas do país, apenas Bahia, Ceará, Goiás e Pará contam com essas estruturas administrativas municipais. A PEC tem parecer favorável do senador José Fogaça (PPS-RS).

Outro assunto em pauta na reunião da CCJ é a redefinição da titularidade das águas subterrâneas do país, objeto de PEC do ex-senador Júlio Eduardo (PT-AC). A proposta tem parecer favorável do senador Lúcio Alcântara e pretende deixar expressa, na Constituição, a titularidade da União sobre as águas superficiais ou subterrâneas, inclusive os aqüíferos (depósitos subterrâneos de água), que banhem mais de um estado, sirvam de limites com outros países, se estendam a território estrangeiro ou dele provenham.

Ainda na área ambiental, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania deve analisar PEC do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) que institui o Fundo para a Revitalização Hidroambiental e o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco, cuja aprovação é sugerida pela relatora, senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE).

22/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ também aprova projeto que reduz pena de preso estudante

CCJ dificulta redução de pena para preso por crime comum

Projeto prevê redução de pena para acusados que colaborarem com a Justiça

Comissão de Juristas debate redução de pena para furto simples

Comissão vota tratamento diferenciado na progressão de pena para crime hediondo

Preso flagrado com telefone terá pena agravada