Comissão de Orçamento discute e vota Plano Plurianual



A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização promove a discussão e votação nesta terça-feira (27), a partir das 14h30, do Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 30/2003, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período 2004/2007. Alvo de 2.423 emendas parlamentares, a proposição detalha os investimentos do governo federal para os próximos quatro anos e foi relatada pelo senador Roberto Saturnino (PT-RJ), que apresentou voto pela aprovação, na forma de substitutivo.

De acordo com o presidente da comissão, senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), o conteúdo do PPA já é praticamente objeto de consenso entre os integrantes do colegiado. O único ponto pendente de acordo é a proposta de Saturnino de reduzir o percentual de superávit primário previsto. Enquanto o governo defende o aumento da meta de superávit primário, fixada hoje em 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB), o relator do PPA quer a redução gradual desse índice a partir de 2005.

Na opinião do senador petista, "não há nenhuma razão para manter esse superávit tão elevado", e a ampliação do volume de investimento público é indispensável para o crescimento do país. Dessa forma, Saturnino propôs que a meta de superávit primário passe de 4,25% para 3,75% do PIB em 2005, reduzindo-se para 3,5% do PIB em 2006 e 3,25% do PIB em 2007.

Mais quatro itens compõem a pauta da comissão, como relatórios sobre três avisos ao Congresso Nacional, enviados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), dois deles referentes a obras com irregularidades e um relativo à prestação de contas da instituição.



23/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Orçamento aprova Plano Plurianual 2012/2015

COMISSÃO DE ORÇAMENTO DEVERÁ VOTAR PLANO PLURIANUAL NESTA QUARTA

COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA APROVA EMENDAS AO ORÇAMENTO E AO PLANO PLURIANUAL

COMISSÃO DE ORÇAMENTO APRECIA NESTA TERÇA EXECUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL

Congresso vota Plano Plurianual

CRA discute cinco emendas ao Plano Plurianual 2008/2011