Comissão de População e Desenvolvimento define plano de trabalho



Na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, o Comitê Executivo da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) reuniu-se no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), para discutir a proposta de plano de trabalho da CNPD para o ano de 2014, com base nos resultados do Consenso de Montevidéu. O presidente da Comissão e subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Ricardo Paes de Barros, a diretora de projetos Diana Grosner e a secretária-executiva Suzana Dieckmann conduziram a reunião.

Em 15 de agosto deste ano, em Montevidéu, representantes oficiais de 38 países membros e associados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas aprovaram o Consenso de Montevidéu sobre População e Desenvolvimento, documento que contém uma série de acordos para reforçar a implementação dos assuntos de população e desenvolvimento para além de 2014. O acordo é abrangente e define ações prioritárias em várias áreas, incluindo acesso à saúde sexual e reprodutiva, igualdade de gênero, atuação contra o racismo, direitos das pessoas jovens, idosos, sustentabilidade, mobilidade, imigração e a integração da população jovem ao desenvolvimento.

“Esta experiência de preparação é importante, porque no ano que vem haverá a conferência anual sobre a questão de população e desenvolvimento. Assim, podemos ajustar hoje as nossas expectativas de como podemos nos preparar melhor para a agenda de 2014”, disse Ricardo Paes de Barros na abertura da reunião.

“Uma coisa muito especial de Montevidéu, além da questão das discussões sobre o aborto – que teve visibilidade –, foi a questão racial. Embora para os brasileiros falar de racismo seja algo comum, para países como a Venezuela, por exemplo, este debate não existe. As diferenças entre brancos e negros existem, e toda América Latina, assim, entra num consenso bastante especial”, disse Ricardo Paes de Barros sobre o ponto do acordo que trouxe o combate ao racismo para o debate.

Participaram da reunião representantes de vários órgãos, dentre eles o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


“Quais são os direitos que querem ser defendidos?”, resumindo, este é o cerne da agenda que vem sendo colocada em reuniões preparatórias promovidas pela CNPD, segundo Paes de Barros.

Sobre a CNPD

A Comissão Nacional de População e Desenvolvimento foi desenhada como espaço privilegiado para avançar a agenda de população e desenvolvimento, em sintonia com o governo brasileiro e a agenda internacional.

Desde sua criação, em meados da década de 1990, a CNPD guarda enorme potencial de promover avanços no debate especializado e ações de fortalecimento da agenda de população e desenvolvimento. Sua criação foi influenciada pelas recomendações do Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, que ocorreu no Cairo em 1994.

Fonte: 
Secretaria de Assuntos Estratégicos



26/11/2013 16:40


Artigos Relacionados


Comissão Nacional de População e Desenvolvimento define plano de trabalho

COMISSÃO DA POBREZA DEFINE PLANO DE TRABALHO

Comitê sobre População e Desenvolvimento se reúne para discutir plano de trabalho

Comissão mista define plano de trabalho para examinar MP dos Portos

Subcomissão de Segurança Pública define plano de trabalho

CMMC define plano de trabalho na terça-feira