Subcomissão de Segurança Pública define plano de trabalho



Os senadores que integram a Subcomissão Permanente de Segurança Pública se reúnem nesta quinta-feira (11) para definir o plano de trabalho para os próximos meses. Ligada à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a subcomissão foi reativada na última semana e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) foi eleito para presidir o colegiado.

Com nove membros titulares e igual número de suplentes, a subcomissão deve examinar medidas que possam contribuir para a contenção da criminalidade no país. O vice-presidente da subcomissão é o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

A subcomissão foi instalada pela primeira vez em 2003 e atuou por dois anos. Nesse período, o colegiado sugeriu propostas que já estão em vigor, como o sistema de interrogatórios de réus por videoconferência. Ao justificar a reativação da subcomissão, o presidente da CCJ, Demóstenes Torres (DEM-GO) afirmou que o Legislativo deve se mobilizar para ajudar no enfrentamento de problemas vivenciados pelos órgãos de segurança pública do país e buscar conter o avanço da criminalidade.

Ao ser eleito, Tasso Jereissati adiantou que um dos problemas que mais preocupam os senadores nesse momento é a disseminação do consumo de crack no país, tema que deverá ser examinado pela subcomissão, junto com a abordagem das conexões entre a criminalidade e o tráfico de drogas.

A subcomissão deverá também examinar previamente todos os projetos que tratam de questões de segurança públicas distribuídos para a CCJ. Observando a proporcionalidade partidária, incluindo os blocos, Demóstenes indicou como membros titulares do colegiado os seguintes senadores: Aloizio Mercadante (PT-SP), César Borges (PR-BA), Pedro Simon (PMDB-RS), Renan Calheiros (PMDB-AL), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Marconi Perillo (PSDB-GO). Romeu Tuma (PTB-SP) e Osmar Dias (PDT-PR) foram indicados em reconhecimento à dedicação ao tema da segurança pública.

Os suplentes são Serys Slhessarenko (PT-MT), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Kátia Abreu (DEM-TO), Antonio Carlos Junior (DEM-BA), Francisco Dornelles (PP-RJ), Wellington Salgado (PMDB-MG), Alvaro Dias (PSDB-PR), Gim Argello (PTB-DF) e Flávio Arns (PT-PR).

Mais informações a seguir



05/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão de Segurança Pública define sub-relatorias por tema de trabalho

Subcomissão de segurança pública deve votar plano de trabalho na quinta

César Borges anuncia plano de trabalho da Subcomissão de Segurança Pública

Subcomissão da Amazônia define plano de trabalho na próxima quarta

Subcomissão de Segurança Pública define relatores setoriais

Subcomissão de políticas para dependentes químicos define plano de trabalho nesta quinta