Comissão de Segurança cria grupos de trabalho



A Comissão Mista de Segurança criou sete grupos de trabalho para agilizar as discussões das propostas que tramitam no Congresso sobre segurança pública e apresentar suas conclusões no prazo de 60 dias. Os 38 deputados e senadores integrantes da comissão serão divididos entre os grupos que elaborarão sub-relatórios. A idéia é que as propostas consensuais tenham prioridade de votação e sejam enviadas rapidamente para as Mesas de cada Casa do Congresso.

Um dos grupos vai debater propostas relacionadas com os crimes dolosos contra a vida e o patrimônio. A idéia é criar formas de coibir os delitos de maior potencial ofensivo, como o seqüestro e o homicídio. O relator pretende que seja discutido neste grupo o agravamento das penas para quem se utiliza de menores para o cometimento de crimes.

Em outro grupo de trabalho serão analisados a reforma da Lei de Execuções Penais, o sistema penitenciário e o crime organizado cometido dentro das instituições prisionais. Um grupo se dedicará às propostas sobre repressão ao crime organizado, ao narcotráfico e a lavagem de dinheiro. Um dos grupos tratará de mecanismos de agilização do processo penal.

Por proposta do relator, deputado Moroni Torgan (PFL-CE), será instituída subcomissão para examinar a estrutura da segurança pública. Este tema abrangerá a destinação de recursos para o setor, a carreira policial e as questões salariais nas instituições, a integração entre as polícias, e destas com o Ministério Público e as guardas municipais, e a avaliação da atuação das empresas de segurança privada.

Deputados e senadores também irão discutir ações preventivas na área de segurança pública, incluindo a restrição à venda, porte e uso de armas e a adoção de penas alternativas. Neste mesmo grupo de trabalho serão debatidos os crimes cometidos via Internet. Por último, será criado um grupo para analisar os planos de governo para a área e indicar recomendações de medidas administrativas ao governo federal.

A comissão volta a se reunir nesta quinta-feira (21) às 11h para definir a composição de cada grupo de trabalho.

Grupos de trabalho da Comissão Mista de Segurança
· Crimes dolosos contra a vida e o patrimônio
· Lei de Execuções Penais, sistema penitenciário e crime organizado dentro de presídios
· Crime organizado, narcotráfico e lavagem de dinheiro
· Estrutura da segurança pública
· Ações preventivas
· Programas, planos e recomendações ao governo federal
· Agilização do processo penal


20/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão Mista de Segurança define integrantes dos seus sete grupos de trabalho

Dilma cria grupos de trabalho para a Rio+20

Comissão analisa requerimentos de anistia de três grupos de trabalho

Projeto cria Comissão de Segurança Pública no Senado

Comissão de Segurança cria mecanismos de combate ao crime organizado

Comissão cria grupo de trabalho para discutir discriminação sexual