Comissão de segurança pública vai trabalhar por orçamento impositivo para o setor



O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) foi eleito, nesta terça-feira (5), presidente da comissão temporária que vai fiscalizar e acompanhar as ações da "Política Nacional de Segurança Pública", conduzida pelo Ministério da Justiça. Com os senadores Jayme Campos (DEM-MT) na vice-presidência e Pedro Taques (PDT-MT) na relatoria, a comissão pretende, entre outros pontos, trabalhar para garantir que as verbas de segurança pública aprovadas no Orçamento da União não possam ser contingenciadas, ou seja, que o orçamento da área seja impositivo.

De acordo com Eduardo Braga, já era hora de o Senado criar uma comissão que pudesse trabalhar com os governos federal, estaduais e municipais, para analisar a questão das fronteiras, do tráfico, da estratégia nacional de cadastro único e outros aspectos institucionais relativas ao aparato policial. Ele foi o autor da sugestão de alterar o regime de liberação dos recursos orçamentários para torná-lo impositivo com relação à segurança pública.

- Eu também defendo que o orçamento seja impositivo sobretudo em áreas importantes como a saúde, a segurança e a educação, serviços que estão na ponta e atendem o cidadão de forma direta - acrescentou Jayme Campos.

O grupo deve se reunir na próxima terça-feira (12), ocasião em que pretende ouvir um representante do Ministério da Justiça, para então elaborar o plano de trabalho e o calendário para os próximos 12 meses, prazo de funcionamento do colegiado. Ao final dos trabalhos, os senadores apresentarão sugestões de projetos sobre o tema.

Durante a reunião, Eduardo Braga frisou o fato de que, para a população, a segurança pública é a maior fonte de preocupação, já que o aparato repressor ao crime no Brasil tem se demonstrado ineficiente para acompanhar a evolução dos índices de criminalidade. Ele mencionou ainda a necessidade de se incrementar a fiscalização na fronteira, pressionada por ações do crime organizado e porta para a migração ilegal.Jayme Campos citou ainda outro foco de preocupação: o elevado número de roubos de veículos brasileiros que podem ser legalizados na Bolívia.



05/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Orçamento vai trabalhar nos finais de semana

SÓ COMISSÃO DE ORÇAMENTO VAI TRABALHAR NA PRÓXIMA SEMANA

Orçamento impositivo na LDO depende de comissão especial, diz relator

Comissão cancela debate sobre efeitos do orçamento impositivo na LDO

Comissão Mista só votará LDO após Senado aprovar orçamento impositivo

Verba do Orçamento para a segurança pública é subutilizada pelo governo