Comissão de Segurança Pública volta a discutir mudanças na polícia
Sistema policial está distante da sociedade, afirmam especialistas
A Comissão Especial de Segurança Pública realiza nesta quarta-feira (20) às 14h30 audiência pública para debater a estrutura da polícia brasileira com a presença dos presidentes do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, Martha Mesquita da Rocha, e da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, Jânio Bosco Gandra; do vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luis Antônio de Araújo Boudens; e do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Michel Misse.
A reunião será realizada na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho.
A reunião da última quarta-feira (13) Senado terminou com a avaliação unânime de que o sistema de segurança pública no Brasil está absolutamente falido. De acordo com o relator da comissão, senador Pedro Taques (PDT-MT, o aparato de segurança precisa de mudanças estruturais, "não em homenagem a uma ou a outra categoria, mas em homenagem ao próprio cidadão".
Durante a reunião foram debatidos um novo desenho para a segurança pública e um fundo específico para o setor. Esses temas são tratados em duas propostas de emendas constitucionais (PEC 51/2013) e (PEC 24/2012) que estão em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e também passarão pelo crivo da comissão.
19/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão volta a discutir financiamento da segurança pública
PMs debatem estrutura da polícia na Comissão Especial de Segurança Pública
Camata propõe criação de comissão para discutir segurança pública
Nova estrutura para a polícia e fundo setorial em análise na Comissão Segurança Pública
Comissão de Segurança Pública prepara debates sobre estrutura da polícia e proteção a vítimas
CCJ volta a discutir mudanças no Conselho de Ética