Comissão de senadores investigará risco ambiental em Mato Grosso



O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (25), requerimento do senador Jayme Campos (DEM-MT) propondo a formação de uma comissão de senadores para verificar se há risco ambiental nas 31 cidades mato-grossenses citadas entre as recordistas de desmatamento no relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) relativo a 2007. A comissão será integrada por cinco senadores, que terão um ano para realizar o trabalho, in loco.

Na justificação do seu requerimento, Jayme Campos diz que é dever dos senadores assumirem "o papel de árbitros serenos, não de uma disputa ideológica, mas da conversão de interesses comuns da sociedade nacional pela exploração equilibrada dos recursos naturais da Amazônia brasileira".

O senador por Mato Grosso diz ainda que é preciso "salvaguardar nosso bioma, contudo, sem condenar essas regiões ao isolamento político, à degradação moral e à asfixia econômica". E defende que governo e sociedade debatam um novo modelo de fiscalização, fortalecendo entidades como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e "reconhecendo o papel social dos produtores rurais".

Outra linha de argumentação do parlamentar é que os fazendeiros teriam a menor parcela de responsabilidade pelos danos apontados no Mapa do Desmatamento. "O Ministério do Meio Ambiente ameaça punir agricultores de municípios que figuram no chamado "mapa da devastação", negando-lhes o direito ao desmate sem levar em consideração que a maioria das derrubadas na região é feita de forma clandestina", pondera Jayme Campos no requerimento.



25/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antero alerta para risco de conflito de terras em Mato Grosso

Jayme Campos alerta para risco de desabastecimento de gás em Mato Grosso

Carlos Bezerra alerta para risco de febre aftosa no Mato Grosso

Goellner anuncia iniciativa que ajudará a preservação ambiental em Mato Grosso

Serys aplaude avanço de consciência ambiental de produtores do Mato Grosso

Congresso corrige equívoco que destinara a Mato Grosso do Sul dotações reservadas a Mato Grosso