Comissão de Serviços de Infra-Estrutura homenageia quatro ex-presidentes



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) realizou solenidade nesta quarta-feira (20) para homenagear quatro de seus ex-presidentes, com a aposição de seus retratos na galeria de fotos da comissão. São eles: a ex-senadora Emília Fernandes, o atual vice-presidente da República, José Alencar, e os senadores Alberto Silva (PMDB-PI) e José Jorge (PFL-PE).

Para Emília Fernandes, presidente da CI entre março de 1999 e março de 2001, é preciso reconhecer a importância estratégica da comissão, em especial seu papel na criação das agências reguladoras de energia elétrica, petróleo e telefonia - instâncias de poder que, na opinião da ex-senadora, tornaram-se indispensáveis na organização do Estado, depois que esses setores foram total ou parcialmente privatizados.

O vice-presidente da República, José Alencar, presidente da CI entre março de 2001 e novembro de 2001, impossibilitado de comparecer por razões de saúde, enviou correspondência em que afirma ser crescente a relevância dos trabalhos da comissão neste momento em que o governo federal decidiu dar maior ênfase ao crescimento econômico.

Segundo Alberto Silva, presidente da CI entre novembro de 2001 e fevereiro de 2003, a importância do Legislativo é tal, no regime democrático, que não se pode falar de democracia sem um Parlamento forte.

- Nossa função é criar leis que tragam crescimento econômico e geração de empregos, dando educação e saúde à população e garantindo sua segurança - observou.

Para José Jorge, presidente da CI entre fevereiro de 2003 e fevereiro de 2005, a função principal da comissão deve ser a proteção das agências reguladoras que, apesar da relevância de seu papel, exercem pouco poder efetivo dentro do governo.

- A CI pode, e deve, lutar por nomeações mais técnicas para cargos de presidente e diretores das agências, bem como para garantir que seus recursos não sejam contingenciados - disse.

Ao encerrar a solenidade, o atual presidente da CI, senador Heráclito Fortes (PFL-PI), afirmou que, se o Brasil quiser mesmo crescer, a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura deve tornar-se a mais importante do Senado. Ele ressaltou a oportunidade da aprovação rápida da lei que regulamenta o trabalho de lobby no país, atualmente em tramitação na comissão, de autoria do senador Marco Maciel (PFL-PE), também presente à solenidade.



20/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA INAUGURA GALERIA DE EX-PRESIDENTES

COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA INAUGURA GALERIA DE EX-PRESIDENTES

Comissão de Serviços de Infra-Estrutura regulamentará produção de cal

PAC será debatido na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura

Comissão de Serviços de Infra-Estrutura será presidida por José Alencar

Comissão de Infra-estrutura discute na terça serviços de energia elétrica