Comissão debate prorrogação de prazo para aprovação de planos diretores municipais



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) reúne-se nesta terça-feira (18), às 14h, para discutir o substitutivo da Câmara dos Deputados a projeto de lei (PLS 93/06) do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que prorroga o prazo para elaboração dos planos diretores municipais, estabelecido pelo Estatuto das Cidades (Lei 10.257/01).

A proposição estipulava a data de 30 de dezembro de 2007 como prazo máximo para as câmaras legislativas aprovarem os planos diretores municipais, cuja elaboração é de responsabilidade das prefeituras. Devido ao vencimento desse prazo, integrantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara (CDU) decidiram aprovar emenda prorrogando essa data para 30 de junho de 2008. O relator da matéria é o senador Gim Argello (PTB-DF).

A elaboração de planos diretores municipais é uma exigência do Estatuto das Cidades, que visa a organizar o traçado urbano no país. Obrigatórios para cidades com mais de 20 mil habitantes, configuram, segundo Flexa Ribeiro, "instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, além de cumprir importante função social, na medida em que atendem a exigências fundamentais de ordenação das cidades."



14/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR adia discussão sobre prazo de aprovação de planos diretores municipais

Comissão estende prazo para elaboração de planos diretores municipais

Flexa Ribeiro quer ampliar prazo para elaboração de planos diretores municipais

Aprovado projeto que prorroga prazo de aprovação dos planos diretores dos municípios

IPT lança livro sobre planos diretores municipais

Novo livro do IPT discute planos diretores municipais