Comissão estende prazo para elaboração de planos diretores municipais



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)aprovou, nesta quinta-feira (27), parecer favorável do senador Gim Argello (PTB-DF) a proposta (PLS 93/06) que prorroga, até 30 de junho de 2008, o prazo para elaboração dos planos diretores das cidades com mais de 20 mil habitantes, exigência prevista no Estatuto das Cidades. A matéria segue para exame na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

De acordo com o relator, 25% dos municípios incluídos na exigência ainda não concluíram seus planos diretores, embora o prazo inicial se encerrasse em outubro de 2006. Assim, Gim Argello alertou para a necessidade de elaboração dos planos diretores, indispensáveis para que as cidades possam receber mais recursos federais para investir em seu desenvolvimento urbano.

O autor do projeto, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), atribuiu à alternância de poder nas prefeituras o atraso na elaboração dos planos diretores. O parlamentar lamentou o fato de o projeto não abranger municípios com menos de 20 mil habitantes, observando que um bom planejamento das cidades, mesmo nas de pequeno porte, evitaria os problemas crônicos de trânsito e de ocupação urbana.

A CDR também aprovou outro parecer favorável de Gim Argello, apresentado a projeto de lei (PLS 358/07) do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que cria a Área de Livre Comércio no município de Santana de Livramento (RS). A proposta será agora apreciada pela CAE.

Ao defender seu relatório, Gim Argello lamentou que o Brasil esteja tão atrasado na efetivação dessas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) que, em países como a China, já representam uma eficiente ferramenta de desenvolvimento. O representante do Distrito Federal também relatou visita feita recentemente a uma ZPE de serviços de tecnologia de informação no Uruguai.

A presidente da CDR, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), informou que muitos municípios de Goiás já estão em contato com a Associação Nacional das ZPEs, com vistas a se preparar para a aprovação da medida provisória que trata das normas técnicas para seu funcionamento.

Lúcia Vânia alertou para a necessidade de mobilizar a iniciativa privada para a efetivação dessas ZPEs, por entender que somente assim elas serão eficientes e produtivas.



27/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro quer ampliar prazo para elaboração de planos diretores municipais

Comissão debate prorrogação de prazo para aprovação de planos diretores municipais

CDR adia discussão sobre prazo de aprovação de planos diretores municipais

CDR analisa uso obrigatório de carta geotécnica para elaboração de planos diretores

Projeto que estende prazo para elaboração de plano diretor pode ser aprovado

Seminário discute elaboração dos planos municipais de saneamento