Inaugurada exposição sobre grandes eventos esportivos no Brasil
Mostra Brazil at Heart, na embaixada brasileira em Londres, mostrará inovações brasileiras para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016
Fui inaugurada nesta quinta-feira (26), em Londres, pela presidenta de República Dilma Rousseff, a exposição Brazil at Heart (Brasil no Coração), que vai mostrar para os visitantes a capacidade brasileira de organizar megaeventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A mostra que está instalada na embaixada do Brasil na capital inglesa, vai até o dia dois de setembro. Os jogos Olímpicos de Londres será aberto oficialmente na sexta-feira (27).
A exposição Brazil at Heart (Brasil no Coração) mostrará o potencial turístico do País, com produtos e serviços inovadores. A mostra será formada por 12 painéis, com vídeos e informações de cada uma das cidades-sede da Copa de 2014. O objetivo central da iniciativa é ir além dos atributos naturais brasileiros, já conhecidos pelos estrangeiros, e mostrar a modernidade do país e a inovação aplicada na preparação para os eventos.
Por meio do Visorama, sistema de realidade virtual, o visitante da exposição poderá passear pelo Rio de Janeiro, usando um binóculo, cercado de imagens em 360 graus. Com o Torcida Social, fãs do esporte poderão interagir, pelo Facebook ou smartphones, enviando palpites de resultados de jogos e disputar quem é o melhor em previsões. O aplicativo, será utilizado em eventos como o Campeonato Brasileiro de Futebol e a Copa do Mundo de 2014.
Em outro ambiente, uma versão virtual do jogador de futebol Neymar convidará os visitantes a desafiá-lo nas embaixadinhas. Outro espaço apresentará a criatividade, originalidade e qualidade da produção artística brasileira. Haverá shows das bandas Monobloco e Bloco do Sargento Pimento, e uma instalação desenvolvida pelo coletivo artístico Bijari, de São Paulo, formado por artistas de intervenções visuais e de multimídia.
A ação é uma parceria dos ministérios do Esporte, das Relações Exteriores e do Turismo, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Outra estratégia de divulgação brasileira é a campanha publicitária que será divulgada em 100 países, com o slogan “O Mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”. O investimento total da campanha é de R$ 50 milhões, com R$ 20 milhões reservados para 2012. Segundo a Embratur, Flávio Dino, os grandes eventos deverão duplicar o número de turistas estrangeiros que visitam o País e triplicar as divisas geradas pelo setor.
Legado
Durante visita ao Centro de Mídia de Record, transmissora oficial das Olimpíadas de Londres no Brasil, Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira, que o principal desafio do País na realização dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, é deixar um legado para a população.
“Tem de ter um legado. Um legado que pode ser tanto em um nível de utilizar a infraestrutura que foi construída para os jogos, que você possa utilizar também para as pessoas (…) Acho que esse é um dos desafios, porque nós queremos trazer para o Brasil o maior legado possível dos Jogos Olímpicos, tanto no que se refere ao esporte quanto no que se refere à melhoria da infraestrutura e das condições de vida da população. Acho que esse é o principal”, disse a presidenta.
Na quarta-feira (25), a presidenta afirmou que o Brasil fará a melhor Olimpíada de todos os tempos. “A última Olimpíada tem de ser sempre a melhor Olimpíada de todos os tempos. Eu tenho certeza de que aqui em Londres nós vamos viver esse espetáculo (…) Nós temos certeza de que quando chegar a vez do Rio, nós faremos a nossa parte”, disse.
Leia mais:
Exposição incentiva turismo no Brasil durante Olimpíadas em Londres
Olimpíada de Londres será palco de exposição sobre o Brasil
Delegação brasileira chega a Londres com 47% de atletas mulheres
Brasil terá 51 atletas militares nas Olimpíadas de Londres 2012
Fonte:
Agência Brasil
Ministério do Esporte
Portal Planalto
Portal da Copa
26/07/2012 19:30
Artigos Relacionados
Ana Amélia questiona segurança de grandes eventos esportivos no Brasil
Embratur vai incrementar divulgação do Brasil durante grandes eventos esportivos
Escola do governo promove debate sobre grandes eventos esportivos
Para Agnelo, governo deve trazer grandes eventos esportivos para o Brasil
Comissão debaterá segurança nos grandes eventos esportivos
AGU quer garantir segurança jurídica em grandes eventos esportivos