Ana Amélia questiona segurança de grandes eventos esportivos no Brasil



 

A senadora Ana Amélia (PP-RS) lamentou a morte do adolescente boliviano, Kevin Beltram Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador da torcida corinthiana na abertura da Copa Libertadores da América, na Bolívia, na noite anterior. Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (21), ela mostrou preocupação com os grandes eventos que o Brasil sediará, especialmente os esportivos.

Referindo-se à Copa das Confederações em junho, à Jornada Mundial da Juventude em julho, e à Copa do Mundo de Futebol em 2014 e ainda às Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016, a senadora questionou a segurança oferecida aos participantes pelo poder público e organizadores.

- Estaremos nós preparados para evitar tragédias e garantir segurança à população que participará desses grandes eventos? Nos quais existe a paixão das torcidas organizadas? - indagou.

Ana Amélia também alertou para o papel social do torcedor em defesa da vida. E defendeu a "festa saudável e bonita" dos estádios.

Santa Maria

A parlamentar ainda relembrou a morte de 239 pessoas em janeiro, no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A tragédia também causada pelo uso de um sinalizador, motivou os parlamentares gaúchos sugerir a criação de uma comissão temporária interna do Senado. Em dois meses a comissão fará um estudo detalhado sobre a legislação para prevenção e evacuação em casos de incêndio.

- Precisamos da construção de normas de prevenção e combates a incêndio em todo o Brasil, que reduzam drasticamente as chances de novas tragédias - insistiu.

A senadora também propôs a discussão sobre o controle  do uso de fogos de artifícios e objetos pirotécnicos em grandes eventos, sejam estabelecimentos fechados ou abertos.

- Talvez seja o caso de proibição total - afirmou.



21/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão debaterá segurança nos grandes eventos esportivos

AGU quer garantir segurança jurídica em grandes eventos esportivos

Inaugurada exposição sobre grandes eventos esportivos no Brasil

Embratur vai incrementar divulgação do Brasil durante grandes eventos esportivos

Para Agnelo, governo deve trazer grandes eventos esportivos para o Brasil

Fórum debaterá participação da mulher nos grandes eventos esportivos