Comissão deve votar pedido de abertura de gastos da Presidência da República
Governo e oposição voltam a se enfrentar, nesta terça-feira (1º), para mais uma rodada de votação de requerimentos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos cartões corporativos . São 53 requerimentos apresentados pelos deputados Índio da Costa (DEM-RJ), Vic Pires Franco (DEM-PA), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Paulo Teixeira (PT-SP), Augusto Carvalho (PPS-DF), Affonso Camargo (PSDB-PR), Carlos Humberto Mannato (PDT-ES), Luiz Sérgio (PT-RJ) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC), além dos senadores Marconi Perillo (PSDB-GO), José Nery (PSOL-PA), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Marisa Serrano (PSDB-MS).
O requerimento que deve causar bastante polêmica entre os integrantes da CPI mista é o que solicita a transferência de todos os dados relativos às despesas efetuadas por cartão corporativo, contas tipo "B" (usada por servidores públicos para despesas governamentais) e mecanismos congêneres no âmbito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Marisa Letícia e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso. Os parlamentares governistas já anunciaram que votarão contrariamente a qualquer requerimento que abra o sigilo dos gastos do presidente Lula.
Em relação aos outros requerimentos, a maioria (51) são pedidos de informação - sigilosa ou não - sobre o uso de cartões corporativos dirigidos a vários ministérios, secretarias, órgãos, autarquias e empresas do governo, além do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Presidência da República. Em alguns requerimentos, o prazo dado para envio das informações é de 15 dias. Um dos requerimentos é endereçado à empresa de aluguel de veículos Victory Rent a Car e outros dois requisitam que sejam colocados à disposição da CPI um funcionário do Banco do Brasil e outro do Banco Central.
28/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão rejeita abertura de sigilo dos cartões da Presidência da República
Quebra de sigilo de gastos da Presidência da República domina discussão entre parlamentares da comissão
Mário Couto condena gastos da Presidência da República
Mão Santa critica Presidência da República por gastos elevados
Mozarildo critica os gastos elevados da Presidência da República
Diretor da Abin defende sigilo de gastos da Presidência da República