Comissão discute problemas das comunidades quilombolas



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debate nesta manhã a situação das comunidades quilombolas. Na abertura do debate, o presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), informou que um dos principais problemas enfrentados por essas comunidades é a falta de regulamentação das terras que ocupam.

Ainda conforme Paim, os quilombolas também reivindicam acesso a serviços de saúde e educação, além da instalação de infraestruturas de comunicação e lazer em seus territórios.

Foram convidados para o debate Luiza Helena Bairros, ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir); Leandro Mitidieri, procurador da República; Alexandro Reis, diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro; e Lilian Cristina Bernardo Gomes, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Também foram convidados César Augusto Baldi, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Iris Cary, diretora do filme Por um Fio; e José Antonio Ventura, coordenador da Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas.

Mais informações a seguir



05/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especial D.O.: Encontro de Mulheres Quilombolas discute problemas da comunidade

Comissão de Educação discute problemas na Universidade Gama Filho

Comunidades quilombolas são beneficiadas com cursos

Comissão discute a agenda pós-Varsóvia para os problemas da mudança climática

Autoridades discutem regularização de comunidades quilombolas

Comunidades quilombolas do Pará começam a ser avaliadas