Comissão do Cooperativismo apresenta o projeto Cooperação Total



O deputado Giovani Cherini(PDT) está presidindo neste momento a primeira reunião da Comissão Especial do Cooperativismo. Segundo Cherini, a Comissão em seus trabalhos busca traçar um perfil das cooperativas gaúchas, fazendo um Raio X do cooperativismo no Estado, desde suas origens até funções práticas do setor.

O presidente da Comissão abriu a reunião falando sobre o trabalho da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop), que contribui para o debate do tema entre os deputados estaduais. O Parlamentar apresentou o projeto da Comissão "Cooperação Total", visando trabalhar para o crescimento do cooperativismo. Entre as atividades previstas para a Comissão, Cherini apontou a discussão dos projetos de lei que estão tramitando no Congresso Nacional, e os que tramitam na Assembléia Legislativa.

Para marcar os 100 anos do cooperativismo no Rio Grande do Sul, a Comissão propõe a beatificação do padre Theodor Amstad, que implantou o cooperativismo no Estado, em 1902.
Outra ação da Comissão apresentada pelo presidente, é a formação das Frencoops Municipais. Hoje no Estado já existem 26 Frencoops, e o objetivo da Comissão, conforme Cherini, é que sejam criadas a Frente em 100 municípios gaúhos.

Na reunião foram eleitos o deputado Alexandre Postal (PMDB), como vice-presidente da Comissão, e o deputado Osmar Severo(PTB), como o relator.

Participam ainda da reunião os deputados integrantes da Comissão, Cézar Busatto (PPS), Aloísio Classmann (PTB) e Kalil Sehbe (PDT). Vários segmentos do cooperativismo gaúcho estão representados no encontro. Neste instante o presidente Cherini, ouve as revindicações dos representantes dos segmentos cooperativista.

04/30/2002


Artigos Relacionados


Comissão do Cooperativismo debate projeto de lei vetado pelo governo

Brasil apresenta experiência de cooperativismo na agricultura familiar em debate no México

Comissão do Cooperativismo encerra atividades hoje

Comissão do Cooperativismo volta a se reunir à tarde

Aprovado relatório final da Comissão Especial do Cooperativismo

Comissão de Agricultura pode votar marco legal do cooperativismo