Comissão do Cooperativismo debate projeto de lei vetado pelo governo



A Comissão Especial que trata do Cooperativismo, está reunida neste momento, para analisar o veto ao projeto de lei que pretende instituir políticas para o cooperativismo. A proposta do deputado Giovani Cherini (PDT) foi vetada totalmente pelo Executivo. A reunião está sendo presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB).

Representantes de vários segmentos do cooperativismo estão presentes na audiência, para se manifestar sobre o assunto. O representante da Organização das Cooperativas do Estado (Ocergs), Cleberton Ferreira, afirmou que o projeto do deputado atende aos interesses de mais de dois milhões de gaúchos, que fazem parte das comunidades na qual as cooperativas estão inseridas e lamentou o veto do governo.

A presidente da Federação do Trabalho (Fetrabalho), Dulce Acosta, relatou que nessa proposta foi acrescido emendas que atendem as reivindicações de vários segmentos cooperativistas. "Melhoramos o projeto, e negociamos com os parlamentares para a aprovação do mesmo", ponderou. Dulce falou ainda que representates da comissão do Cooperativismo da Assembléia Legislativa estiveram na Casa Civil para negociar a sanção do projeto. Nesta oportunidade, ficou acertado que deveria haver alguns acertos na redação da proposição, para que o Executivo sancionasse a matéria. Segundo ela foram feitas as alterações e apresentadas aos representantes do governo, que afirmaram que o projeto seria vetado pelo governador.

O deputado Ronaldo Zulke (PT), representando a bancada governista na audiência, esclareceu que o Executivo encaminhou um projeto de lei que prevê políticas para o cooperativismo. O parlamentar destacou que a Comissão é o espaço adequado para se discutir as divergências. "Temos que fazer um esforço para chegarmos a um acordo, que contente as partes envolvidas", enfatizou o deputado.

Ainda nesta reunião, a comissão especial pretende concluir a carta compromisso do cooperativismo que será entregue a todos os candidatos ao governo do Estado. Nela constarão as principais reivindicações do segmento.

08/13/2002


Artigos Relacionados


PROJETO QUE REGULAMENTA USO DO CAPUZ FOI VETADO PELO PRESIDENTE

Osmar Dias aponta responsabilidade da Comissão de Educação na aprovação de projeto vetado

Comissão do Cooperativismo apresenta o projeto Cooperação Total

Pavan diz que projeto do governo corrige problemas da proposta do cooperativismo

Vetado Projeto de Lei com novas regras para municípios

Vetado projeto sobre dados de energia em produtos