Comissão do Senado aprova fim da ajuda de custo a parlamentar reeleito
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (5), projeto de decreto legislativo (PDS 151/2013) que veda o pagamento da ajuda de custo aos membros do Congresso Nacional no caso de reeleição. De autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), a proposta proíbe o pagamento inclusive no caso em que um deputado é eleito senador, ou vice-versa.
Como a ajuda de custo é destinada a compensar as despesas com mudança e transporte dos parlamentares, Ana Amélia entende que ela é indevida no caso de reeleição. Nesse caso, segundo ela, o membro do Congresso Nacional não tem que retornar ao seu estado e, consequentemente, não terá despesas de mudança e transporte.
"Temos a certeza de que essa alteração irá ampliar a busca da isonomia entre os parlamentares e os demais cidadãos", afirmou a senadora na justificação da proposta, que ainda será examinada pelo Plenário do Senado.
O relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), deu parecer favorável, argumentando que a matéria contribui para a moralidade administrativa e o bom uso dos recursos públicos.
05/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova projeto que restringe ajuda de custo a parlamentares
Mesa do Senado aprova corte na ajuda de custo de deputados e senadores
Câmara aprova fim da ajuda de custo para deputados e senadores
Mesa do Senado define pagamento do IR sobre ajuda de custo de senadores
Senado decide pagar IR sobre ajuda de custo, mas reclamará na Justiça
Sarney diz que Senado vai regularizar Imposto de Renda sobre ajuda de custo