Comissão elege nova mesa para votar orçamento de 2005 e marca audiência com Guido Mantega



A nova mesa da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização será eleita na próxima terça-feira (18), em reunião marcada para as 14h30. Segundo o senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), que deverá ser substituído na presidência da comissão pelo deputado Paulo Bernardo (PT-PR), a nova composição da mesa já terá sua primeira audiência pública, na mesma tarde, com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, que vai falar sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2005.

Conforme o critério de alternância entre as duas Casas, a relatoria da LDO e do orçamento ficará com o Senado, com o nome indicado pelo partido majoritário na Casa, o PMDB. A indicação do senador Romero Jucá (PMDB-RR) para ser o relator do projeto de lei do Orçamento Geral da União (OGU) do próximo ano já foi acertada pela bancada. O que falta ainda oficializar é o nome do PMDB para a relatoria da LDO.

Gilberto Mestrinho contou que na reunião do partido, na semana passada, pediu ao líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), que indicasse o relator da LDO. Segundo Mestrinho, o nome mais cotado foi o do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), que possui afinidade com assuntos econômicos, tendo sido várias vezes relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da programação monetária trimestral que o Executivo é obrigado a encaminhar para análise do Senado.

Mas, continuou Mestrinho, Garibaldi estava impedido pelo regimento por não estar entre os cinco titulares do partido na comissão. Essa situação já foi resolvida. O líder do PMDB formalizou o nome de Garibaldi como novo titular na Comissão de Orçamento. Não houve, porém, um acerto final entre os dois para confirmar a indicação de Garibaldi para a relatoria da LDO.




13/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Guido Mantega fala da LDO de 2005 a parlamentares da Comissão Mista de Orçamento

Comissão de Orçamento escolhe nova Mesa e ouve Mantega

Mantega vai à Comissão de Orçamento falar sobre a LDO de 2005

Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul elege nova mesa diretora

PFL pede convocação de Guido Mantega para explicar cortes no orçamento

Audiência na CAE começa com Guido Mantega