COMISSÃO ESPECIAL ANALISA FINANCIAMENTO PARA ENSINO SUPERIOR



A medida provisória que institui o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) volta a ser discutida amanhã (dia 4), a partir das 15h, na Comissão Mista Especial criada para analisá-la. A comissão é presidida pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP) e o relator da matéria é o deputado Osvaldo Biolchi (PTB-RS).
O Fies foi criado em maio do ano passado para substituir o antigo Crédito Educativo e utiliza nova fórmula de empréstimo que permite aos estudantes universitários financiarem até 70% do valor das mensalidades. O Fies só pode ser utilizado em universidades que estejam cadastradas no Ministério da Educação (MEC) e cujos cursos tenham obtido avaliação positiva no Exame Nacional de Cursos (Provão).
O candidato ao empréstimo precisa atender aos critérios estabelecidos pela medida provisória. Serão avaliadas a renda familiar, se ele possui moradia própria, se já formou-se em curso superior, se há gastos na família com portadores de doenças crônicas ou se já existem outros beneficiários deste financiamento na família. Os estudantes que apresentarem condições financeiras mais desfavoráveis, dentro desses critérios, terão preferência na concessão do empréstimo.

03/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO ESPECIAL DISCUTE FINANCIAMENTO PARA ENSINO SUPERIOR

CE vota financiamento de instituições de ensino superior estaduais

Eduardo irá propor alterações no Fundo de Financiamento do Ensino Superior

Azeredo é a favor da utilização do FGTS na quitação de parcelas do financiamento do Ensino Superior

COMISSÃO CONTINUA A DISCUTIR FINANCIAMENTO PARA NÍVEL SUPERIOR

Senado analisa projeto que regulamenta instituições comunitárias de ensino superior