Comissão pode aprovar projeto que permite às cooperativas acesso a recursos do FAT



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal tem reunião agendada para esta terça-feira (3), às 10h, quando os senadores poderão apreciar o projeto de lei do Senado (PLS 320/03) que permite aos bancos cooperativos o acesso aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sem a necessidade da utilização de intermediários financeiros. De autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), a proposta tem o objetivo de quebrar o monopólio de bancos oficiais, como o Banco do Brasil, no repasse dos recursos do FAT.

A matéria altera a Lei 8.019/90 (que já modifica a legislação do FAT), determinando depósito especial, remunerado e disponível para movimentação imediata também em bancos cooperativos, além das instituições financeiras oficiais federais. Altera também a Lei 8.325/91 (que dispõe sobre as disponibilidades financeiras do FAT), autorizando bancos cooperativos, além do BB, a utilizarem os recursos para conceder empréstimos ao setor rural. O senador Osmar Dias (PDT-PR), relator, apresentou parecer favorável à matéria.

Outro projeto que também está em caráter terminativo na CAE é o PLS 37/06, de autoria do senador Romeu Tuma (DEM-SP), que altera a Lei nº 7.713/88, para incluir a pneumopatia grave (enfisema pulmonar grave) entre as moléstias cujos portadores são beneficiados com a isenção do Imposto de Renda sobre seus proventos de aposentadoria ou reforma.

Na justificativa da matéria, Tuma argumenta que o enfisema pulmonar grave é equiparável a grande parte dos demais agravos listados na Lei 7.713/88 (como Aids, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, doença de Parkinson), no sentido de ser um quadro irreversível e de piora progressiva, que requer assistência intensa e consome recursos vultosos dos portadores e de seus familiares. O relator, senador Gilvam Borges (PMDB-AP), apresentou relatório favorável à aprovação da matéria.

Também na pauta da CAE está o PLS 11/07, de autoria do presidente da comissão, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), estabelecendo que o presidente do Banco Central do Brasil compareça trimestralmente à CAE, em audiência pública, para expor os fundamentos e a forma de execução da política monetária. O parecer do relator senador Edison Lobão (DEM-MA) é favorável à aprovação do projeto.

30/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE vota projeto que permite o acesso de alunos de cooperativas ao Prouni

CE examina projeto que permite acesso ao Prouni a estudantes de cooperativas educacionais

Aprovado projeto que dá a cooperativas de crédito rural acesso a recursos do FAT

CAS pode apreciar projeto que permite aos hospitais universitários captar recursos

CAE confirma acesso de cooperativas de crédito rural aos recursos do FAT

Comissão vota acesso de alunos de cooperativas educacionais e entidades filantrópicas ao Prouni