Comissão que fará anteprojeto terá três mulheres titulares
Ao instalar a comissão que estudará a Reforma Política, ao meio-dia desta terça-feira (22), o presidente do Senado, José Sarney, nomeará 12 senadores e três senadoras. Eles terão a tarefa de estudar propostas e apresentar um anteprojeto da reforma em 45 dias.
As três mulheres que comporão o grupo são Ana Rita Esgario (PT-ES), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Lúcia Vânia (PSDB-GO). Entre os seis suplentes também há uma mulher, a senadora Ana Amélia (PP-RS).
O site de Vanessa Grazziotin destaca que a nomeação das três mulheres contempla reivindicação tanto dos partidos menores, quanto da bancada feminina. "A senadora Vanessa Grazziotin ingressou na comissão respaldada pelas duas siglas de esquerda. Já Ana Rita e Lúcia Vânia são as representantes da bancada feminina", informa.
O mesmo texto conta que Vanessa Grazziotin elogiou o presidente da Casa, José Sarney, "pela sua sensibilidade política em propiciar a participação das mulheres na comissão anteriormente formada só por ex-governadores e ex-presidentes". Segundo ela, isso é importante porque ao longo das últimas décadas, as mulheres têm conquistado "avanços significativos quanto à inserção nos espaços de poder".
21/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mulheres correspondem a 93% dos titulares do Bolsa Família
Comissão de Juristas terá 180 dias para apresentar anteprojeto do novo Código de Processo Civil
Valor do Garantia-Safra sobe e mulheres se tornam titulares
Comissão mista fará três audiências públicas sobre MP do setor elétrico
Anteprojeto de Código Penal terá prioridade na CCJ, diz Eunício Oliveira
Mozarildo diz que divisão em três estados fará bem ao Pará