COMISSÃO REJEITA CONVITE A RORIZ PARA ESCLARECER "INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA"



A Comissão Representativa do Congresso Nacional decidiu ontem (dia 19) quarta-feira rejeitar o requerimento do deputado Pedro Celso (PT-DF), para que o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, fosse convidado a prestar esclarecimentos sobre notícia publicada pelo jornal Correio Braziliense, relativa à prática de crime de incitação à violência contra militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), que teria sido cometido em ato público realizado no último dia 6 de julho. O relator da matéria, deputado Márcio Reinaldo Moreira (PPB-MG) pediu a rejeição da proposta, argumentando que a matéria é de competência exclusiva da Câmara Legislativa do Distrito Federal, onde qualquer cidadão pode oferecer uma denúncia contra Roriz.
O deputado Pedro Celso disse que a matéria pode ser de competência do Congresso Nacional, uma vez que, segundo ele, trata-se de apuração de crime contra os direitos humanos. O deputado lembrou ainda que a deputada Maria Abadia (PSDB-DF) também já foi vítima do "destempero" do governador Roriz. Pedro Celso apresentou voto em separado contra o arquivamento.
A deputada afirmou não querer entrar numa briga com resquícios da campanha eleitoral passada. Abadia concordou com o relator e disse que a Lei Orgânica do DF é bem clara em relação à competência da Câmara Distrital neste caso. "O que o povo de Brasília quer é trabalho, é obra. A Câmara Distrital que cumpra o seu dever, senão também teremos que trazer para cá as agressões com ovos e pauladas em ministros e governadores", assinalou a deputada.

20/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO REJEITA CONVITE A RORIZ PARA ESCLARECER "INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA"

CRE APROVA CONVITE A AUTORIDADES PARA ESCLARECER PLANO COLÔMBIA

CE também aprova convite a Orlando Silva para esclarecer denúncias

Saturnino apóia convite ao ministro para esclarecer entrevista à "Veja"

CCJ REJEITA CONVITE A DIRETOR DA PF PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS

CCJ rejeita convite a Palocci para explicar evolução patrimonial