Comissão retoma na terça discussão de relatório sobre MP dos royalties




Senador Vital do Rego (E) e relator da MP, Carlos Zarattini

A Comissão Especial que analisa a Medida Provisória 592/12 retomará nesta terça-feira (23) a discussão do relatório da medida, que vincula receitas do petróleo à educação. A discussão foi iniciada na terça-feira passada (16), mas o presidente da comissão especial, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), concedeu vista coletiva ao parecer do deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

A nova reunião foi marcada para terça com o compromisso de que os líderes negociem com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, a inclusão da MP na pauta do Plenário desta quarta-feira (24).

A MP foi editada à época dos vetos da presidente Dilma Rousseff à Lei dos Royalties (Lei12.734/12). Com a rejeição do veto pelo Congresso, há dúvidas sobre a validade de alguns artigos da MP, que poderia ser dada como prejudicada.

O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), que liderou o pedido de vista, afirmou que o correto seria esperar uma decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a lei dos royalties, questionada por parlamentares fluminenses depois que o veto que era favorável ao Rio foi derrubado pelo Congresso.

Já o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) não concorda a determinação de que 100% dos recursos sejam destinados à educação. "Poderíamos destinar metade para a educação e o restante distribuídos entre saúde e infraestrutura. Não adianta insistirmos na tese que não será aprovada no Plenário”, afirmou. Segundo ele, os deputados estão em contato com suas bases e sabem das necessidades. “Não há respaldo para que tudo vá para educação”, acrescentou.

Pelo texto da MP, os contratos já firmados e os futuros contratos de concessão são tratados de forma diferente mas, com a derrubada do veto, não há mais a distinção.

Além da vinculação à educação de 100% das receitas com os royalties do petróleo dos novos contratos, também está prevista na medida a destinação de 50% dos rendimentos do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.

A reunião da comissão mista será realizada às 14h30, no plenário 3 da ala Alexandre Costa, no Senado Federal.

Da Agência Câmara



22/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de juristas retoma na próxima semana discussão sobre anteprojeto do Código de Processo Penal

Relatório de projeto sobre 'royalties' deve ser lido na terça, diz Wellington Dias

CCJ retoma discussão de relatório que altera regras para suplência de senadores

Com polêmica sobre Regimento, CCJ retoma discussão sobre fim do voto secreto no Legislativo

CAE retoma discussão da reforma do Imposto sobre Serviços

CCJ retoma discussão sobre redução de maioridade penal