Comissão sugeriu demarcação descontínua da Raposa-Serra do Sol



A Comissão Especial Externa das Questões Fundiárias, presidida pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), debateu, durante o primeiro semestre deste ano, a criação de reservas indígenas em todo o país. Relatório parcial do senador Delcidio Amaral (PT-MS), aprovado pela comissão, indicou a demarcação descontínua da reserva Raposa-Serra do Sol, em Roraima, uma das questões mais polêmicas da pauta da comissão. Uma portaria do governo demarcando de forma contínua a reserva está pronta no Executivo, aguardando apenas a assinatura do presidente da República.

A comissão foi criada para examinar problemas encontrados em Roraima e Mato Grosso do Sul e seus integrantes visitaram ao longo do semestre esses dois estados. Rondônia e Santa Catarina foram incluídos na investigação dos senadores. O objetivo da comissão é elaborar um relatório indicando ao governo federal a posição do Congresso sobre o assunto, uma vez que a decisão sobre como demarcar terras depende apenas do Executivo.

O relatório preliminar de Delcidio recomenda aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC) que dá ao Senado a atribuição de autorizar os processos demarcatórios e prevê o envolvimento do Conselho de Segurança Nacional (CSN) quando se tratar de terra indígena em região de fronteira. Em relação à Raposa-Serra do Sol, Delcidio quer que sejam deixadas de fora da reserva estradas, a sede do município do Uiramutã, vilas, o Parque Nacional de Monte Roraima, linhas elétricas, propriedades economicamente produtivas e uma faixa de 15 quilômetros em torno da fronteira entre Guiana e Venezuela.

A terra Raposa-Serra do Sol fica ao norte do Roraima, na fronteira com Guiana e Venezuela e, se demarcada, terá extensão próxima à de Portugal. A criação da área indígena é polêmica e o ponto de maior disputa atualmente entre indigenistas e fazendeiros é se a região será demarcada de modo contínuo ou descontínuo.

No que se refere especificamente ao Mato Grosso, o relatório destaca duas propostas: a exclusão das propriedades em que haja títulos dominiais legítimos expedidos pelos governos federal ou estadual e que seja excluída a faixa de 50 quilômetros ao longo da fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia.

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), o antropólogo Mércio Pereira Gomes, foi um dos convidados a participar de audiência pública na comissão. Na ocasião, garantiu que a Funai não “quer ver o circo pegar fogo nem incentiva índios a invadir terras”. Segundo Mércio, a função da Funai é demarcar áreas em reconhecimento aos direitos indígenas, de acordo com a Constituição do país.

Também compareceu à audiência na comissão o governador de Rondônia, Ivo Cassol (PSDB), que sugeriu a criação de uma empresa estatal para explorar diamantes na reserva Roosevelt, dos índios cintas-largas, em Rondônia, onde os corpos de 34 garimpeiros foram resgatados recentemente. Cassol explicou que, nessa proposta, os índios ficariam com 20% do total, a título de royalties, e o governo de Rondônia também teria participação na empresa.

A procuradora Conceição Baena afirmou em audiência na comissão especial que a Funai não cumpriu acordo e criou vários obstáculos para que o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPE) e a polícia entrassem na reserva Roosevelt para resgatar os corpos dos garimpeiros assassinados pelos índios Cinta-Larga, entre outubro de 2003 e abril de 2004.

Além de Mozarildo eDelcidio Amaral, a comissão é integrada pelos senadores Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), Romero Jucá (PMDB-RR) e Augusto Botelho (PDT-RR). Ao longo do ano, os senadores visitaram os estados de Roraima e do Mato Grosso do Sul, ouviram em audiência pública líderes indígenas, agricultores, e membros da Ordem dos Advogados do Brasil, da Pastoral da Terra e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).



12/07/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão externa de parlamentares quer demarcação descontínua da Raposa/Serra do Sol

Augusto pede demarcação descontínua da Raposa / Serra do Sol

Augusto Botelho pede demarcação descontínua da Raposa-Serra do Sol

STF decide demarcação da reserva Raposa Serra do Sol

CDH debate demarcação da reserva Raposa Serra do Sol

CDH debaterá demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol