Augusto pede demarcação descontínua da Raposa / Serra do Sol



O senador Augusto Botelho (PDT-RR) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que respeite o Congresso Nacional e demarque de forma descontínua as terras que integrarão a reserva Raposa / Serra do Sol. Ele lembrou que a questão foi exaustivamente analisada por deputados e senadores, que chegaram à conclusão da necessidade de preservar algumas áreas, o que representa 10% do total previsto.

A proposta dos parlamentares é que sejam retiradas da área da reserva as franjas correspondentes às áreas de plantio; o município de Normandia e as sedes da cidade de Uiramutã e das vilas de Água Fria, Socó, Vila Pereira e Mutum com suas respectivas zonas de expansão; o 6º Pelotão Especial de Fronteira do Exército; as estradas estaduais e federal presentes na área; e a unidade de conservação ambiental Parque Nacional do Monte Roraima. Os senadores e deputados também defendem a demarcação de uma área específica para a etnia Ingaricó.

Na avaliação do senador por Roraima, desmarcar de forma contínua a Raposa / Serra do Sol representará para o estado uma decisão desastrosa, com imprevisíveis desdobramentos na estabilidade social da população local. Ele acrescentou que será também uma sinalização de que o governo federal está se curvando diante dos interesses de organizações não-governamentais internacionais que querem as riquezas do Brasil e a fragilização da democracia no país.

- Se a Raposa / Serra do Sol for demarcada de forma contínua, e, em virtude disso, ocorrerem conflitos sangrentos, tais como os verificados em Rondônia, vou responsabilizar publicamente todos os responsáveis pela demarcação, sobretudo o presidente da República, o ministro da Justiça Márcio Thomas Bastos e o presidente da Funai [Fundação Nacional do Índio], Mércio Pereira Gomes - afirmou Augusto Botelho.

A manifestação feita recentemente pelo presidente Lula, após receber representantes indígenas no Palácio do Planalto, de que daria uma solução para a questão da Raposa / Serra do Sol "nos próximos dias" causou perplexidade e apreensão em Augusto Botelho. Ele lamentou que chefe do Executivo federal só tenha ouvido o pleito de uma minoria de índios, sob orientação de ONGs.




14/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho pede demarcação descontínua da Raposa-Serra do Sol

Comissão sugeriu demarcação descontínua da Raposa-Serra do Sol

Comissão externa de parlamentares quer demarcação descontínua da Raposa/Serra do Sol

Augusto Botelho aponta equívocos em demarcação da Raposa Serra do Sol

Augusto Botelho espera que STF mude demarcação da reserva Raposa Serra do Sol

Demarcação contínua da Raposa-Serra do Sol não atende aos interesses da população, diz Augusto Botelho