Comissão vota acordos internacionais



Quatro projetos determinando a aprovação de acordos internacionais serão analisados na reunião de hoje da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O primeiro deles dispõe sobre acordo entre o governo brasileiro e o governo da Alemanha que regulamenta o exercício de atividade remunerada por dependentes de servidores de embaixadas e consulados. O relator, Aloizio Mercadante (PT-SP), apresentou voto favorável à proposta.

Também recebeu voto favorável do relator, senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), proposta que aprova o texto do Acordo Quadro sobre Complementação Energética Regional, firmado entre os países que formam o Mercosul e a Colômbia, o Chile, o Equador e a Venezuela.

Os senadores decidem ainda sobre a resolução que trata da Convenção sobre a Facilitação do Tráfego Marítimo Internacional, adotadas em 2005. O relatório do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) é favorável à proposição. Também será votada proposta que aprova texto do acordo sobre cooperação em matéria de defesa, firmado entre o Brasil e o Peru, com voto favorável do relator, senador João Ribeiro (PR-TO).

Os senadores analisam ainda proposta que autoriza a participação do Brasil na 4ª recomposição dos recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global - Global Environment Facility (GEF). O GEF é uma instituição financeira internacional que financia ações voltadas à conservação da biodiversidade, redução dos riscos de mudanças climáticas e descontaminação das águas internacionais.

Mais informações a seguir



19/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário vota MPs e acordos internacionais

Plenário vota acordos internacionais

PLENÁRIO VOTA ACORDOS INTERNACIONAIS

Relações Exteriores vota acordos internacionais

CRE vota indicações diplomáticas e acordos internacionais na convocação

Comissão analisa acordos internacionais