Comissões de Anistia e de Mortos e Desaparecidos Políticos emite nota em favor da Comissão da Verdade
Os presidentes da Comissão Especial sobre Mortos de Desaparecidos Políticos (CEMDP) e da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, entregaram nesta terça-feira (20) à ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, um documento em favor da aprovação do projeto de lei, que cria a Comissão da Verdade. A nota foi assinada pelos presidentes da comissão, Marco Antônio Rodrigues Barbosa e Paulo Abrão, respectivamente.
O documento foi entregue durante reunião entre a ministra e os membros das duas comissões para tratar sobre a sistematização de informações e documentos históricos que deverão subsidiar os trabalhos da Comissão da Verdade, que deverá ser votada nos próximos dias no Congresso Nacional.
“Estamos diante de uma possibilidade real de aprovarmos a Comissão da Verdade no Congresso Nacional. Por isso, é fundamental nos mantermos unidos em torno dessa questão, pois a Comissão da Verdade também é fruto do trabalho da Comissão Especial sobre Mortos de Desaparecidos Políticos e da Comissão de Anistia”, afirmou Maria do Rosário.
Marco Antônio Barbosa falou da importância da Comissão da Verdade para a consolidação do processo democrático brasileiro e reafirmou a importância da mobilização entre governo e sociedade civil organizada em prol da aprovação do projeto. “Fico feliz de estarmos unindo forças em um objetivo comum, que é a criação da Comissão da Verdade”, destacou.
Paulo Abrão defendeu maior integração das pautas tratadas entre a Comissão da Anistia e da CEMDP e ressaltou a importância da utilização de todo o acúmulo construído a partir do trabalho das duas comissões. “A aprovação da Comissão da Verdade representa uma vitória para dos Direitos Humanos”, disse.
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
20/09/2011 19:13
Artigos Relacionados
Subcomissão da Verdade ouvirá familiares de mortos e desaparecidos políticos
Familiares de desaparecidos políticos condenam sigilo na Comissão da Verdade
Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos terá site para auxiliar trabalho
Famílias de desaparecidos, OAB e CNBB condenam sigilo na Comissão da Verdade
Comissão concede anistia a filhos e netos de perseguidos políticos
Nelson Jobim: projeto da 'comissão da verdade' prevê investigação dos dois lados, sem mexer na Lei da Anistia