Subcomissão da Verdade ouvirá familiares de mortos e desaparecidos políticos
A Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça do Senado realiza na terça-feira (24) uma audiência pública com a finalidade de ouvir os familiares de mortos e desaparecidos políticos durante o período da ditadura militar no Brasil. A audiência atende a pedido do presidente da subcomissão, senador João Capiberibe (PSB-AP).
Participam da audiência Iara Xavier e Marcelo Santa Cruz, parentes de mortos e desaparecidos políticos; o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, José Carlos Dias; o presidente da Comissão Especial da Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão; e a presidente da Subcomissão da Memória, Justiça e Verdade da CCJC da Câmara, deputada Luíza Erundina Sousa (PSB-SP).
A subcomissão do Senado, vinculada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), foi instalada em 9 de abril. Seu objetivo é realizar ações conjuntas com a Comissão Nacional da Verdade e a subcomissão congênere da Câmara dos Deputados para apoiar as investigações sobre violações aos direitos humanos ocorridas entre 1964 e 1985.
Na última audiência pública, em 26 de agosto, foram debatidos os abusos cometidos por agentes do Estado durante a ditadura militar, casos de tortura, assassinato e ocultação de cadáver.
O próximo debate começa às 14h30, na sala 13, da Ala Senador Alexandre Costa.
20/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Familiares de desaparecidos políticos condenam sigilo na Comissão da Verdade
Comissões de Anistia e de Mortos e Desaparecidos Políticos emite nota em favor da Comissão da Verdade
Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos terá site para auxiliar trabalho
Subcomissão analisa situação de familiares de caminhoneiros desaparecidos
Subcomissão debate descoberta de ossadas que podem ser de desaparecidos políticos
Subcomissão visitará unidade do Exército em que presos políticos foram torturados e mortos na ditadura