Comissões mistas de MPs vão se reunir, diz Sarney
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira (26) que as comissões mistas cuja finalidade é analisar as medidas provisórias vão funcionar, como determinou o Supremo Tribunal Federal (STF). Está marcada para as 16h de hoje a instalação da comissão da MP 562/2012, que destina recursos para a educação.
- Nós vamos cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal. Constituída a comissão, ela irá se reunir – assinalou Sarney.
No dia 7 de março, o Supremo Tribunal Federal considerou que a conversão em lei da MP 366/2007 foi inconstitucional, uma vez que a matéria, antes da sua aprovação, não tinha passado por análise de comissão mista, como determina a Constituição. No entanto, no dia seguinte o tribunal voltou atrás em sua decisão, diante da perspectiva de que outras centenas de medidas provisórias fossem consideradas inconstitucionais, o que geraria insegurança jurídica no país. Ao reverter sua decisão, o Supremo esclareceu, no entanto, que, a partir daquele momento, as MPs deveriam ser submetidas à comissão mista.
Pessoas com deficiência
Sarney também comentou a expectativa para a votação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 6/2012, que beneficia pessoas com deficiência. A matéria não foi apreciado na sessão deliberativa de quinta-feira e tranca a pauta do Plenário.
- Temos tratado com absoluta boa vontade todas as medidas que beneficiam pessoas com características especiais – afirmou.
O PLV 6/2012, decorrente de alterações feitas pela Câmara na Medida Provisória 550/2011, que autoriza os bancos a usar recursos públicos para conceder financiamentos para aquisição de produtos destinados a pessoas com deficiência.
26/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney: decisão do Supremo obrigará exame de MPs em comissões mistas
Comissões Mistas analisaram 32 MPs em 2013
Comissões mistas iniciam trabalho de análise de 10 MPs
Comissões mistas analisam MPs dos servidores e do Código Florestal
Senado instala comissões mistas para examinar MPs
Comissões mistas do Congresso terão mais integrantes