Comissões mistas iniciam trabalho de análise de 10 MPs



VEJA MAIS

Senadores e deputados elegeram nesta quarta-feira (12) os presidentes e vice-presidentes das comissões mistas encarregadas de examinar nove medidas provisórias (veja no quadro abaixo). Além disso, foram indicados os relatores e os relatores revisores. Essas medidas foram editadas durante o recesso parlamentar, por isso a escolha aconteceu somente agora. Uma décima MP será analisada pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

As comissões mistas têm um prazo de 14 dias para analisar se as medidas provisórias respeitam a Constituição quanto aos pressupostos de relevância e urgência, de mérito e de adequação financeira e orçamentária. Depois de aprovado o parecer do relator, ou se o período máximo de trabalho se esgotar, a MP é enviada à Câmara dos Deputados. Se aprovada naquela Casa Legislativa, é remetida ao Senado.

Entre as medidas provisórias a serem avaliadas nas comissões, está a MP 631/2013, que simplifica o envio de dinheiro público a estados e municípios atingidos por desastres climáticos, como enchentes. A MP foi editada em resposta às inundações ocorridas no Espírito Santo, no final do ano passado. A comissão mista vai ser presidida pela senadora Ana Rita (PT-ES), e o PSB da Câmara dos Deputados vai indicar o relator.

Também foi instalada a comissão responsável por examinar a MP 630/2013, que possibilita a contratação de obras para a construção, ampliação e reforma de prisões e unidades para o atendimento a menores infratores pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), com menos exigências na licitação. O deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS) será o presidente e a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), a relatora.

Já a MP 637/2013, que libera R$ 1,97 bilhão para atender despesas de nove ministérios, vai ser examinada pela CMO. A medida será relatada pelo deputado Jorge Bittar (PT-RJ) e o relator revisor é o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). De acordo com a Constituição, é uma atribuição da CMO a análise deste tipo de medida provisória.



12/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Três comissões mistas para análise de MPs serão criadas na quarta

Mais duas comissões mistas para análise de MPs serão instaladas

Três comissões mistas criadas para análise de MPs elegem presidentes e relatores

Comissões mistas elegem presidentes e relatores para análise de sete medidas provisórias

Três comissões iniciam análise do projeto da Lei Geral da Copa

Comissões Mistas analisaram 32 MPs em 2013