COMISSÕES MISTAS SÃO INSTALADAS E DÃO PARECER PELA ADMISSIBILIDADE DE MPS



O presidente do Congresso Nacional, senador Antonio Carlos Magalhães, presidiu hoje (dia 19) a reunião de instalação das oito comissões mistas encarregadas de estudar e emitir parecer sobre as medidas provisórias que integram o ajuste fiscal. Na oportunidade, foram aprovados os respectivos pareceres iniciais de admissibilidade dessas medidas.

Ao abrir os trabalhos da reunião, tendo ao seu lado o deputado Michel Temer, presidente da Câmara, Antonio Carlos destacou a responsabilidade do Congresso diante do momento nacional e reafirmou sua convicção de que os parlamentares "mais uma vez não faltarão ao país". O presidente do Senado lembrou a intensa produção legislativa dos atuais senadores e deputados e pediu esforço de todos no sentido de uma apreciação rápida e produtiva das medidas provisórias do pacote fiscal.

Em seguida, submeteu aos integrantes das comissões as indicações das lideranças para os cargos de presidentes e relatores, que foram logo acolhidos. O senador propôs e conseguiu, finalmente, que todos os relatores já emitissem seus pareceres iniciais sobre a admissibilidade, para agilizar a tramitação das matérias.

O senador José Eduardo Dutra (PT-SE),falando em nome dos blocos de Oposição do Senado e da Câmara dos Deputados, manifestou voto favorável à admissibilidade de todas as medidas provisórias. Ele também propôs que o debate do próximo sábado (dia 22) no Senado com os ministros da Fazenda e do Planejamento, em torno do pacote, seja transformado em uma audiência pública do Congresso Nacional.

Antonio Carlos apoiou a proposta de imediato, destacando a contribuição da iniciativa para que os senadores e deputados encarregados de apreciar as medidas possam esclarecer dúvidas e aprofundar seus conhecimentos sobre as matérias, no encontro com os ministros. O presidente da Câmara, Michel Temer, ficou de estudar a sugestão. O líder oposicionista pediu, ainda, que "essa mesma rapidez de hoje seja aplicada no exame das demais medidas provisórias".

Por sua vez, o líder do PMDB no Senado, Jáder Barbalho (PA), lamentou que a Câmara dos Deputados ainda não tenha se manifestado em relação à proposta de emenda constitucional do Senado que fixa novas regras para edição e tramitação das MPs, com objetivo de resgatar "prerrogativas do Legislativo e permitir um processamento mais ágil dessas matérias". Jáder destacou o empenho de Antonio Carlos Magalhães em favor da adoção de novas normas sobre as medidas provisórias.

O deputado Michel Temer declarou seu apoio à proposta e prometeu que "se, possível, até o final da atual sessão legislativa a Câmara tomará uma decisão sobre a questão".



19/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Instaladas comissões mistas de MPs com incentivos à competitividade da indústria nacional

Mais duas comissões mistas serão instaladas para exame de MPs

Mais duas comissões mistas para análise de MPs serão instaladas

Instaladas comissões mistas para analisar oito medidas provisórias

CCJ conclui pela admissibilidade de parecer pela perda de mandato de Renan

Comissões Mistas analisaram 32 MPs em 2013