Comissões ouvem proposta de empresa sueca sobre aquisição de aeronaves
As comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) deverão ouvir nesta quinta-feira (01), a partir das 9h, explicações de representantes da empresa sueca Saab e da embaixadora da Suécia no Brasil, Annika Markovic, sobre a proposta de venda de aeronaves de combate para as Forças Armadas brasileiras.
A comunicação foi feita pelo presidente da CCT, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Ele lembrou que a empresa norte-americana Boeing, que também participa da disputa, já expôs a sua proposta ao Senado. Na avaliação do senador, essas explicações são importantes, uma vez que a aquisição das aeronaves deverá envolver a transferência de tecnologia ao Brasil e também porque a autorização para o financiamento será examinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Flexa Ribeiro disse considerar necessário que as Forças Armadas sejam reequipadas e que também tenham recursos assegurados para atividades como treinamento de pessoal. A empresa francesa Dassault também está na disputa pela venda das aeronaves militares ao Brasil.
Já o senador Gerson Camata (PMDB-ES) ponderou que o Legislativo precisa meditar sobre o enorme gasto - cerca de R$ 32 bilhões - que envolverá essa aquisição. Em sua avaliação, os investimentos deveriam ser realizados para garantir a segurança dos brasileiros e não a do país, que ele considera estar bem cuidada.
Para o senador Papaléo Paes (PSDB-AP), embora os equipamentos sejam de ponta, não serão suficientes para dar mais segurança ao país e servirão apenas como um paliativo para as Forças Armadas.
30/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissões ouvem diretora-geral da ANP sobre denúncias de espionagem
Comissões ouvem Pagot sobre denúncias de irregularidades no Dnit
Comissões ouvem especialistas sobre regularização de terras públicas na Amazônia
Comissões ouvem presidente da Petrobrás sobre espionagem nesta quarta-feira
Comissões ouvem neurocientista sobre uso democrático da ciência para transformação social
Presidente da CRE, Azeredo vê vantagens na proposta sueca para fornecimento de caças ao Brasil