Comissões terão nova composição



Concluída a eleição da nova Mesa do Senado, começa o processo de renovação das comissões permanentes da Casa. Os líderes partidários se reunirão na próxima terça-feira (dia 20) com o novo presidente do Senado, Jader Barbalho, para fazer as indicações dos novos integrantes das comissões, que se reunirão com o objetivo de eleger os presidentes desses colegiados para mandatos de dois anos, simultâneos ao da nova Mesa.

A composição das comissões deverá assegurar "tanto quanto possível", segundo o Regimento Interno do Senado, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos partidários. Após as indicações feitas pelos líderes, as comissões têm prazo de cinco dias úteis para instalar seus trabalhos e eleger o presidente e o vice-presidente, em votações secretas. Ocorrendo empate, a eleição deve ser repetida no dia seguinte e, verificando-se novo empate, será considerado eleito o candidato mais idoso.

Os presidentes das comissões têm um papel decisivo na tramitação dos projetos que passam pelo Senado. Cabe a eles, de acordo com o Regimento, ordenar e dirigir os trabalhos da comissão, dar-lhe conhecimento de todos os projetos recebidos e designar os relatores para cada uma dessas matérias. Além disso, eles devem resolver questões de ordem e agir como meio de comunicação entre a comissão e a Mesa do Senado.

Entre as competências das comissões, estão as de discutir e votar projetos de lei, convocar ministros de Estado para prestar informações a respeito de suas pastas, realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil e opinar sobre o mérito de proposições submetidas ao seu exame, emitindo parecer sobre elas.

Além da Mesa ou Comissão Diretora, à qual cabe exercer a administração interna do Senado, existem sete outras comissões permanentes na Casa: Assuntos Econômicos (CAE); Assuntos Sociais (CAS); Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); Educação (CE); Fiscalização e Controle (CFC); Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE); e Serviços de Infra-Estrutura (CI).

Cada uma das comissões poderá, segundo o Regimento, criar até quatro subcomissões permanentes ou temporárias, a partir de proposta de qualquer um de seus integrantes. Os relatórios aprovados pelas subcomissões serão submetidos ao plenário da comissão ao qual estão subordinadas.

14/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissões terão nova Composição após eleição da Mesa

Líderes discutem composição das comissões permanentes

Senado define composição de comissões temáticas

Parlamento do Mercosul discute composição de comissões

Proporcionalidade define composição da Mesa e das comissões

Líderes fecham acordo para composição das comissões