Líderes discutem composição das comissões permanentes



Os líderes partidários devem reunir-se nesta terça-feira (dia 13) para discutir a distribuição do comando das comissões permanentes do Senado. Uma vez concluídos os entendimentos, as lideranças farão as indicações dos parlamentares que irão integrar cada comissão, de acordo com o número de parlamentares de cada bancada. Somente após essas negociações as comissões escolherão os presidentes, que terão mandato de dois anos, simultâneos ao da nova Mesa.

Os presidentes das comissões devem assumir suas funções mais de um mês após a escolha dos novos integrantes da Mesa, ocorrida em 14 de fevereiro. De acordo com o Regimento Interno, as comissões têm prazo de cinco dias úteis após a formalização das indicações de seus integrantes para instalar seus trabalhos.

Os futuros presidentes das comissões herdarão uma extensa lista de propostas prontas para entrar em pauta: são 360 projetos de lei apresentados por senadores, 42 enviados pela Câmara dos Deputados, 19 projetos de decreto legislativo e 64 propostas de emenda à Constituição.

Além da Comissão Diretora, à qual cabe exercer a administração interna do Senado, existem outras sete comissões: Comissão de Assuntos Econômicos (CAE); de Assuntos Sociais (CAS); de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); de Educação (CE); de Fiscalização e Controle (CFC); de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Serviços de Infra-Estrutura (CI).

12/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamento do Mercosul discutirá composição de comissões permanentes

Comissões permanentes discutem emendas ao Orçamento de 2002

Líderes fecham acordo para composição das comissões

Em reunião tranqüila, líderes distribuem entre os partidos a direção das comissões permanentes

Logo após a posse, líderes partidários indicam integrantes das comissões permanentes

Comissões permanentes