Comissões vão debater critérios de distribuição do FPE
Os projetos que fixam novos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) devem ser discutidos em audiência pública de três comissões do Senado. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta manhã a realização da audiência, que será realizada em conjunto com as comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Conforme requerimento do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), devem ser convidados o economista José Roberto Afonso; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes; o ministro aposentado do STF Nelson Jobim, presidente da comissão especial encarregada da proposta de um novo pacto federativo; o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin; e o presidente em exercício do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Nelson Barbosa.
O FPE é uma transferência federal aos estados e ao Distrito Federal, cujo objetivo é equalizar a capacidade fiscal das unidades federativas. Transfere aos estados 21,5% da arrecadação de Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Ao julgar diversas ações, o STF declarou inconstitucional o atual método de partilha e fixou prazo, até 31 de dezembro de 2012, para que o Congresso aprove nova regra. É exatamente isso que está na pauta das comissões, que vão analisar as diversas propostas apresentadas pelos parlamentares para estabelecer os novos critérios.
17/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ademir propõe critérios na distribuição do FAT
CDH vai discutir critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Estados
CAE debaterá critérios para distribuição de royalties do petróleo
Dornelles defende critérios técnicos em distribuição dos recursos do FPE
Distribuição de ICMS aos municípios pode ter novos critérios
CDR aprova debate na quinta-feira sobre critérios de distribuição do FPE