Comissões vão debater operação de aquisição da GVT pelo grupo francês Vivendi



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), requerimento do senador Cícero Lucena (PSDB-PB) para debater a operação de aquisição da empresa GVT Holding pelo grupo francês Vivendi. A audiência será realizada em conjunto com a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Deverão ser convidados a presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria Helena Santana; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardemberg; o presidente da GVT Holding, Amos Genish; o representante legal da Vivendi no Brasil e um representante do Ministério Público Federal.

Cícero Lucena alega que as notícias sobre o processo de transferência de controle majoritário das ações são preocupantes, sendo necessário dar transparência e acesso às informações a todas as partes envolvidas, principalmente aos acionistas minoritários. A operação de aquisição aconteceu em novembro do ano passado.

"São preocupantes as recentes notícias veiculadas pela imprensa especializada em que consta que o grupo francês Vivendi, que assumiria o controle do capital votante e total da GVT, não teria em seu poder, à época de seu anúncio como fato relevante, as ações necessárias correspondentes", argumentou o senador.

Orçamento

A comissão também aprovou requerimento do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) para realização de audiências públicas para debater projeto do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que visa modernizar e tornar mais transparente o processo orçamentário (PLS 229/09). Dornelles é o relator da matéria.

Entre os convidados, estão representantes do Executivo Federal, como o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage Sobrinho; integrantes de tribunais de contas como o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar; e economistas como o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega. Secretários estaduais de Fazenda, juristas e representantes da sociedade civil, como o presidente da Ação Empresarial, Jorge Gerdau, também estão entre os convidados.



23/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aquisição da GVT pelo grupo francês Vivendi será debatida pelo Senado

Suplicy quer debater eventual aquisição da Nossa Caixa pelo BB

Grupo automotivo francês anuncia investimentos de R$ 3,7 bilhões no Brasil

Jader recebe grupo francês que quer investir no Brasil

CMA quer debater projeto que amplia formas de comercialização do pão francês

JOSÉ AGRIPINO É CONDECORADO PELO GOVERNO FRANCÊS