Comitê vai acompanhar produção nacional de hemoderivados



O Comitê Técnico Regulatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai acompanhar o trabalho da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) no desenvolvimento de produtos derivados de sangue. O objetivo do comitê é que os dois órgãos trabalhem em conjunto para tornar o Brasil auto-suficiente na produção de hemoderivados.


Durante as reuniões do comitê, que foi criado na quarta-feira (8), serão apresentadas as exigências sanitárias que a Hemobrás deverá seguir na fabricação de produtos derivados de sangue. “Dessa forma, estamos possibilitando que as linhas de produção dos hemoderivados nacionais estejam adaptadas aos critérios de segurança, qualidade e eficácia no menor tempo possível”, explica o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.


De acordo com Barbano, o comitê também irá esclarecer questões relacionadas ao registro, testes clínicos e transferências de tecnologia desses produtos. “Estamos nos antecipando para que entraves burocráticos não atrapalhem a produção de medicamentos fundamentais à vida de pessoas com doenças como: câncer, hemofilia, cirrose, entre outras”, afirma.


Para o diretor técnico da Hemobrás, Luiz Amorim,  o comitê irá facilitar o trâmite para registro de hemoderivados produzidos para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). “A iniciativa é muito importante para a Hemobrás para que possamos caminhar de maneira mais ágil nos assuntos regulatórios relativos aos registros de produtos e na tramitação de processos junto à Anvisa”, disse.


Fonte:
Anvisa



10/09/2010 17:22


Artigos Relacionados


SP entra na reta final para produção nacional de hemoderivados

Produção nacional deve acelerar para acompanhar crescimento da demanda em saúde

Acordo estimula produção de hemoderivados em todo o País

COMITÊ IRÁ ACOMPANHAR OBRAS COM INDÍCIOS DE IRREGULARIDADES

Comissão de Orçamento cria comitê para acompanhar execução de emendas parlamentares

Alckmin cria comitê independente para acompanhar investigação sobre cartel em licitações