Parlamentares da Comissão do Mercosul debatem com norte-americanos
Em videoconferência realizada na manhã desta quarta-feira (20), na Confederação Nacional da Indústria (CNI), os integrantes da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPCM) debateram com deputados e autoridades norte-americanas a chamada Autorização para Promoção Comercial dos EUA (TPA). Aprovada pela Câmara de Representantes daquele país no fim do ano passado, a TPA é mais um passo em direção à implementação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
De acordo com os parlamentares norte-americanos, a aprovação da TPA não restringe o presidente George W. Bush de negociar, mas impõe a ele diretrizes políticas. O secretário-geral da Comissão do Mercosul, deputado Feu Rosa (PSDB-ES), cobrou dos norte-americanos as barreiras impostas a produtos brasileiros como aço, açúcar e cítricos. Em resposta, o deputado James Davis, do Partido Democrata, representante da Flórida e autor do texto que excluiu da TPA o comércio de açúcar e cítricos - garantindo assim a manutenção de uma política protecionista para esses produtos -, admitiu ter atendido aos interesses dos produtores norte-americanos.
A inclusão, no projeto da TPA, de cláusulas relacionadas a condições de trabalho e meio ambiente, agradou o deputado Feu Rosa, para quem "isso acabará servindo ao Brasil, porque estaria cumprindo as convenções da Organização Internacional do Trabalho". O governo brasileiro, porém, reluta em ver incluídas na negociação da Alca questões trabalhistas e ambientais, defendidas pelo Partido Democrata, dos EUA.
O deputado Ignácio Arruda (PC do B-CE) questionou a lei anti-dumping e as medidas fitossanitárias utilizadas pelos norte-americanos para limitar o ingresso de produtos brasileiros nos EUA. Stephnie Henning, secretária da Comissão de Finanças do Senado americano, respondeu que esses temas devem ser abordados de "boa-fé" no âmbito da Organização Muncial de Comércio (OMC).
20/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamentares sul-americanos discutem o Mercosul
Roberto Cavalcanti lamenta oposição de parlamentares norte-americanos à compra de aviões da Embraer
Parlamentares debatem ingresso da Venezuela no Mercosul
COMITIVA DE EXECUTIVOS AMERICANOS VISITA COMISSÃO DO MERCOSUL
Comissão de Educação aprova moção de solidariedade a governo e povo norte-americanos
Americanos tentam explicar Fast Track e Alca à Comissão do Mercosul