Comitiva de senadores visitará a Venezuela
O Senado formará uma comitiva para visitar os parlamentares da Assembleia Nacional da Venezuela e ver de perto os problemas que o país enfrenta. A onda de protestos, iniciada em fevereiro, já resultou em dezenas de mortes. A visita, de iniciativa do senador Roberto Requião (PMDB-PR), foi aprovada nesta terça-feira (1º) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), deve ocorrer em cerca de dez dias.
Requião apontou a importância das relações comerciais entre os dois países e destacou o papel da Venezuela de "balão de oxigênio para a economia brasileira", principalmente em relação a produtos industrializados e alimentos, especialmente num momento em que a Argentina enfrenta dificuldades e compra menos do Brasil.
- Eu gostaria de lembrar que no ano passado o superávit comercial do Brasil com a Venezuela foi de US$ 6 bilhões - disse.
O senador também fez críticas à gestão da estatal venezuelana de petróleo (PDVSA) por diminuir a extração e pelos problemas de combate aos desníveis cambiais.
- Existem muitas coisas que precisamos entender com maior profundidade sobre a questão venezuelana. Vemos uma radicalização extrema por parte de uma parcela do governo e da oposição. As duas radicalizações não ajudam em nada a Venezuela e seria muito interessante que o Senado brasileiro conhecesse isso tudo mais de perto - afirmou.
Requião recomendou a criação de uma comitiva pluripartidária representativa da Casa. Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), os problemas da Venezuela afetam o Brasil, independente de convicções políticas e ideológicas.
- Nós temos as nossas opiniões individuais, mas agora o que interessa a todos é que a Venezuela encontre um clima harmônico para que possa seguir trabalhando para o seu povo e que a violência que se manifesta possa cessar imediatamente - disse Vanessa.
O presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) ratificou a importância da visita.
- O que nos cabe aqui é encontrar um modo, nos nossos limites, de contribuir para a superação desse ambiente e dessa conjuntura que a Venezuela está sendo desafiada. Por tudo que nos une à Venezuela, no ambiente econômico, social, cultural e das nossas fronteiras - resumiu.
01/04/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comitiva de senadores tchecos visita o Senado
Jorge Viana recebe comitiva de senadores da Áustria
Comitiva de senadores vai visitar índios Guarani-Kaiowá
Presidente do Maláui e comitiva são recebidos por Sarney e senadores em visita oficial ao Congresso Nacional
Senadores rejeitam requerimento que previa visita à Venezuela
Ingresso da Venezuela no Mercosul ainda divide senadores