Comitiva envolvida na exumação de Jango chega nesta segunda a São Borja



Os peritos e a equipe de apoio que trabalharão na exumação do corpo do ex-presidente João Goulart desembarcaram no início da tarde desta segunda-feira (11), em Santa Maria (RS). O grupo, que deixou Brasília a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta segunda-feira, segue ainda hoje, de ônibus, para a cidade de São Borja, terra natal e onde está sepultado o ex-presidente Jango.

O grupo é formado por especialistas do Departamento da Polícia Federal (DPF), que coordena os procedimentos técnicos, além dos peritos da Argentina e de Cuba e observadores do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O perito uruguaio se juntará aos demais integrantes da equipe nesta terça-feira (12). Também integram a comitiva servidores da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e João Marcelo Goulart, neto do ex-presidente.

Audiência pública

Os ministros Maria do Rosário (Direitos Humanos) e José Eduardo Cardozo (Justiça) se juntarão à comitiva nesta terça-feira (12), quando estarão em São Borja para uma audiência pública. A família do ex-presidente também chegará a São Borja nesta data.

Na audiência, o governo federal se comprometerá com a devolução dos restos mortais de João Goulart ao seu jazigo na cidade, assim que o Instituto Nacional de Criminalística (INC), ligado ao DPF, concluir a coleta das amostras para os exames antropológico, toxicológico e de DNA. A meta é que o ex-presidente seja reinumado no dia 6 de dezembro, quando se completarão 37 anos de seu falecimento.

Entenda o caso

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), disponibilizou dois arquivos contendo informações sobre o contexto histórico e todo o procedimento relacionado à exumação do ex-presidente João Goulart.

Os documentos trazem informações detalhadas sobre a exumação propriamente dita, o traslado dos restos mortais para Brasília, bem como a posterior análise pericial.  De forma didática e em formato de pergunta e resposta, os documentos são voltados a profissionais de comunicação, entidades e movimentos sociais, que acompanham o procedimento. 

Fonte: 

Secretaria de Direitos Humanos



11/11/2013 18:55


Artigos Relacionados


Ministros esclarecem exumação de Jango para população de São Borja

Restos mortais de Jango retornam a São Borja nesta sexta

Ministra apresenta cronograma de exumação de Jango

Exumação do corpo de Jango pode desvendar mistério

Peritos visitam cemitério para definir detalhes da exumação de Jango

Simon defende reparação a Jango em diálogo com general em São Borja